Pneus sem ar para carros e bicicletas começam a ser testados
Bridgestone desenvolveu pneus sem ar para carros e bicicletas e vai testar a tecnologia em veículos elétricos
Um veículo elétrico compacto da Idemitsu Kosan Co. vai ser usado para testar os pneus sem ar desenvolvidos pela Bridgestone. Os testes acontecem em fevereiro de 2023 e serão decisivos para a o futuro da tecnologia de pneus que usa raios de resina para garantir a densidade necessária aos pneus, em substituição ao ar.
A ideia dos pneus sem ar para bicicletas da Bridgestone foi patenteada em 2011. Os pneus possuem aros rígidos no interior e são cobertos com borracha no exterior. Uma das vantagens é que estes modelos absorvem melhor as irregularidades do piso: quando rodam sobre lombadas acidentadas ou buracos, se moldam às curvas irregulares, diminuindo os pulos de condutores e passageiros.
Menos manutenção
Outra grande vantagem, e um dos objetivos da fabricante, é eliminar a necessidade de manutenção de pneus que podem esvaziar, furar ou até mesmo estourar. Segundo a Bridgestone, os pneus convencionais são inflados com ar de alta pressão, o que dá aos pneus uma função de mola para suportar o peso do veículo e absorver o choque da superfície da estrada como uma bola inflada.
“Se a pressão do ar não for adequada ou o pneu estiver furado, pode haver um problema de direção”, reforça a marca. A Bridgestone acrescenta que os aros de resina de sua tecnologia ‘Air Free Concept’ fornecem maior flexibilidade de design e reciclabilidade do que os pneus convencionais.
Teste em veículos elétricos
Experimentar a capacidade dos pneus sem ar no veículo elétrico da Idemitsu Kosan Co. pode ajudar as duas fabricantes a chegar mais perto da neutralidade em carbono e da reciclabilidade dos materiais usados nos produtos. A preocupação com produtos e meios de transporte mais sustentáveis está presente entre as pessoas que optam por se locomover com veículos elétricos e bicicletas.
“Acreditamos que o Air Free Concept desenvolvido pela Bridgestone é ecologicamente correto. Os pneus sem ar contribuem para reduzir o risco de paradas de veículos e devem melhorar a experiência de uso dos clientes”, acredita Akira Oishi, gerente geral da Idemitsu Kosan Co.