Uma leoa adulta, muito saudável e com cerca de cinco anos de idade foi avistada no Parque Nacional Sena Oura, no Chade, onde já era há 20 anos considerada extinta. Desde 2004, o local não havia mais registrado a presença desses grandes felinos e autoridades do governo e da Wildlife Conservation Society (WCS) celebraram o flagra incrível. Graças a armardilhas fotográficas, foi possível capturar uma imagem. A equipe de conservacionistas acredita que a leoa não está sozinha, o que é uma ótima notícia frente aos esforços de preservação da biodiversidade.
O parque nacional, localizado ao norte da África Central, foi por anos alvo de caça ilegal – o que fez esses predadores desaparecerem. No entanto, nos últimos 10 anos, ações de conservação e monitoramento na região foram implementadas e agora parecem estar surtindo efeitos positivos.
Outro exemplo é do país vizinho, Camarões, onde a população de leões também vem aumentando no Parque Nacional de Bouba N’djida e a espécie, aparentemente, está recolonizando suas áreas.
Fonte: Um só planeta