Arquiteto inaugura prédio sustentável em Taiwan capaz de filtrar poluição do ar
Conhecido pelos projetos ousados, o arquiteto belga Vincent Callebaut acaba de inaugurar um prédio capaz de filtrar a poluição do ar em Taiwan. Localizado na capital Taipei, a torre do condomínio de 21 andares possui uma forma sinuosa inspirada na estrutura de dupla hélice do DNA, e será concluída ainda este ano.
“A torre apresenta um conceito pioneiro de construção ecológica residencial sustentável que visa limitar a pegada ecológica de seus habitantes”, explica Callebaut sobre o projeto, que começou em 2013 no movimentado distrito de Xinyi, em Taipei.
Apelidado de Tao Zhu Yin Yuan, o edifício possui sistema de reutilização de água da chuva, painéis solares no telhado, iluminação e ventilação natural e foi concebido para reduzir as pegadas ambientais individuais dos habitantes que vivem dentro dos 40 apartamentos de luxo da torre. Apesar da estética atraente, os edifícios ultramodernos adornados com vegetação, presentes sobretudo na Ásia, possuem um papel ainda mais importante: reduzir os custos de energia ao mesmo tempo que eliminam a poluição do ar.
Somente no Tao Zhu Yin Yuan, mais de 23 mil árvores e arbustos serão plantados no telhado, fachada e varandas da torre, bem como em alguns espaços públicos internos. Todo este verde conseguirá absorver 130 toneladas de emissões de dióxido de carbono a cada ano. Isso é aproximadamente a mesma quantidade de emissões anuais produzidas por 27 carros médios. Agora você já pode imaginar se todos os novos edifícios construídos a partir de agora tivessem estas mesmas características, não é mesmo?
A vegetação do prédio se estenderá até o nível da rua, onde os residentes e locais poderão desfrutar de jardins públicos exuberantes e praças que oferecem uma pausa da agitação predominantemente cinza de Taipei. “Por mais estranhos e futuristas que possam parecer, o cerne de todos os meus projetos é uma tentativa de abordar a ameaça real que as cidades representam para a humanidade e nosso equilíbrio ecológico”, disse Callebaut à CNN. “Quero dar esperança para um amanhã melhor”.
Fotos: divulgação
Fonte: Balaio do Bem