Mais de 5.000 novas espécies marinhas são encontradas em futuro ponto de mineração na California.
Foi descoberto um novo rico ecossistema marinho no meio do Oceano Pacífico. A região em questão, chamada de Zona Clarion-Clipperton (CCZ), tem cerca de 2,3 milhões de milhas quadradas, aproximadamente o dobro do tamanho da Índia, e está localizada de 4.000 a 6.000 metros de profundidade. Recentemente, uma equipe de pesquisadores estudou a vida selvagem do CCZ e descobriu 5.578 espécies diferentes, sendo que estimam que entre 88% e 92% dessas sejam totalmente novas para a ciência.
O CCZ é uma região rica em minerais como cobalto, níquel, cobre, manganês e outros. Devido à crescente demanda por esses recursos, várias empresas têm planos para explorar seus recursos para a mineração do fundo do mar. No momento, existem 17 contratos para atividades de exploração mineral na área.
A descoberta das muitas espécies marinhas nessa região é essencial para entender e proteger o meio ambiente; ainda não havia, até recentemente, um registro abrangente da diversidade da vida selvagem da área. A pesquisa da região é essencial para a gestão eficaz do impacto ambiental das possíveis atividades de mineração de deep-sea.
Além de ser de suma importância para preservação do meio ambiente, estudos como estes revelam belezas naturais nunca antes vistas. O documento publicado no Jornal Current Biology, explica a importância do conhecimento da diversidade natural da região: “Temos a responsabilidade de entender e proteger a incrível biodiversidade que divide esse planeta conosco”. As análises realizadas pela equipe de cientistas incluíram a observação de mais de 100.000 registros de organismos coletados em expedições de deep-sea na área CCZ. As espécies exploradas na pesquisa vão desde artrópodes, minhocas, espinhosos invertebrados, como os ouriços do mar, até esponjas.
Segundo os pesquisadores, a descoberta dessas novas espécies deve ser um alerta para a proteção dessa região pouco conhecida, que necessita da implementação de medidas que evitem impactos ambientais graves em resultado da mineração marinha no fundo do mar.