Um projeto desenvolvido pela plataforma de turismo científico Madre Água Colômbia, Fundação Macuáticos Colômbia e a Universidade da Califórnia Santa Cruz, mostra imagens de uma cria de uma baleia-jubarte a ser amamentada nas águas do Pacífico colombiano.
As imagens foram partilhadas no “Instagram” pela Fundação Macuáticos Colômbia que explica que este projeto de monitorização “conseguiu, em agosto do ano passado, o que consideramos um marco na investigação científica no país: as primeiras imagens de uma cria a ser amamentada nas águas do Pacífico colombiano”.
Segundo a publicação, “durante cerca de três meses, as fêmeas do stock G copulam com os machos e as que engravidaram na época anterior dão à luz as suas crias e alimentam-nas com um leite que pode ter até 40% de gordura. Como resultado, ao crias que nascem com cerca de uma tonelada e medindo aproximadamente quatro metros ganharão centenas de quilos antes de migrarem para as suas zonas de alimentação na Península Antárctica ”.
“Apesar dos consideráveis esforços de investigação na região, este é apenas o PRIMEIRO vídeo de amamentação para esta população reprodutora, que se estende desde o sul da Costa Rica até ao norte do Peru. A ocorrência de amamentação no Golfo de Cupica indica que esta é uma área chave para a espécie e para processos chave na sua história de vida”, acrescenta.
E conclui: “este maravilhoso registo abre a porta a uma série de questões e iniciativas de conservação que são motivo de celebração e imensa alegria”.