Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

E-REDES e parceiros: há 20 anos a tornar as linhas elétricas mais seguras para as aves em Portugal

E-REDES e parceiros: há 20 anos a tornar as linhas elétricas mais seguras para as aves em Portugal
3Shares

E-REDES e os seus parceiros têm, ao longo de 20 anos, tornado as linhas elétricas mais seguras para as aves.

Este projeto tem avaliado o impacto nas aves selvagens das linhas de distribuição de energia elétrica aéreas de média e alta tensão (MT e AT), em áreas protegidas ou classificadas e noutras áreas sensíveis. As ações de preservação da avifauna promovidas desde 2002, concentram-se sobretudo em áreas como o Parque Natural do Douro Internacional, a Zona de Proteção Especial (ZPE) do Tejo Internacional, a ZPE de Castro Verde e o Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Este trabalho assenta em parcerias estabelecidas entre a E-REDES, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e ONGAs como a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS) e a Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Nestes últimos 20 anos, corrigiram linhas existentes e implementar linhas novas, numa extensão de 1.372 km de rede MT e AT, com soluções de proteção de avifauna em áreas classificadas. Foram estabelecidos nove protocolos Avifauna e ocorreu a redução da mortalidade por colisão e eletrocussão de espécies selvagens com elevado estatuto de conservação com o a Águia Imperial ibérica, o Abutre preto, a Aguia de Bonelli ou a Abertada.

Para evitar a colisão e eletrocussão das aves com as linhas elétricas aéreas de Alta e Média Tensão, foram instaladas as seguintes soluções nas infraestruturas elétricas:

  • Tecnologias anticolisão convencionais: colocação de espirais de sinalização duplas nas linhas, tornando-as mais visíveis para as aves em voo.
  • Novas tecnologias anticolisão: colocação de dispositivos nas linhas (fitas ou rotativos), tornando-as mais visíveis para as aves em voo. Estas tecnologias têm vindo a revelar-se mais eficazes na redução da mortalidade.
  • Tecnologias anti-eletrocussão (soluções inovadoras): isolamento das partes sensíveis em tensão adjacentes aos apoios de rede.

A E-REDES em colaboração com o ICNF, remove ninhos de Cegonha-branca, quando estes colocam em risco a espécie e a rede elétrica. Sempre que solicitado pelo ICNF, os ninhos são transferidos para apoios dedicados. Simultaneamente, instalam dispositivos dissuasores de nidificação nos apoios de rede.

mapa

3Shares

Trajano Xavier

One thought on “E-REDES e parceiros: há 20 anos a tornar as linhas elétricas mais seguras para as aves em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *