Linha da Natura reduz impacto ambiental do descarte de plástico
Linha da Natura reduz impacto ambiental do descarte de plástico
A Natura, líder no mercado de perfume masculino no Brasil, relançou a linha Kaiak, com o objetivo de combater a poluição nos oceanos. A embalagem possui a maior peça plástica feita com 50% de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro. Essa iniciativa faz parte do compromisso da empresa em promover a sustentabilidade.
A ideia é transformar resíduos plásticos em matéria-prima nobre e, desta forma, incentivar a cultura da reciclagem. Com atrativas fragrâncias, como Kaiak Aventura, Kaiak Pulso e Kaiak Oceano, a linha Kaiak pretende despertar a consciência da população para o problema do lixo plástico nos oceanos.
O processo de produção é realizado por meio das cooperativas de cidades litorâneas, parceiras da Natura, que recolhem os resíduos e enviam para uma das empresas parceiras que atuam na reciclagem de plástico. O material pós-uso é então transformado em matéria-prima para a composição das tampas de Kaiak.
Até o momento, foram fomentadas mais de 23 toneladas de plástico reciclado, o que equivale a 11,6 milhões de tampinhas de garrafas PET, já evitando a emissão de 39,5 toneladas de CO2 na atmosfera.
Além disso, a Natura optou por selar a caixa da embalagem de Kaiak Oceano sem a utilização de filme plástico descartável, a fim de minimizar ainda mais o impacto ambiental do produto. A intenção da marca é eliminar o máximo possível de plástico de outras linhas e migrar para modelos de uso único para os de reuso. Até 2025, a meta da empresa é garantir que 100% das embalagens plásticas possam ser reutilizadas, recicladas ou compostadas com facilidade e segurança.
Com essas atitudes, a Natura está conscientizando as pessoas a respeito da preservação do meio ambiente e incentivando outras empresas a adotarem práticas sustentáveis. Afinal, ao adotar iniciativas sustentáveis no processo produtivo de uma empresa, é possível combater a poluição nos oceanos e promover a preservação do planeta.