Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Capsulas de café trazem menos prejuizo ao meio ambiente que alguns métodos tradicionais de preparo

Capsulas de café trazem menos prejuizo ao meio ambiente que alguns métodos tradicionais de preparo
2Shares

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Quebec, no Canadá, as cápsulas são consideradas menos poluentes do que o café preparado em uma cafeteira ou através de métodos tradicionais. O estudo levou em consideração desde a produção dos grãos até a quantidade de lixo despejada nos aterros, calculando a quantidade total de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) produzidos a cada 280 ml de café.

Embora as cápsulas sejam frequentemente apontadas por seu impacto ambiental negativo, devido ao plástico e ao alumínio utilizados em sua fabricação e descarte, o estudo aponta que o processo de preparo do café da forma mais tradicional produz mais poluição do que o uso das cápsulas. O método de preparo mais poluente é o café filtrado com água fervente, seguido pela prensa francesa, enquanto as cápsulas ocupam o terceiro lugar na lista dos mais poluentes. Por outro lado, o preparo mais ecológico é o café instantâneo, que utiliza menos matéria-prima e consome menos energia do que as cafeteiras elétricas populares.

Embora as cápsulas de café sejam práticas e saborosas, a pesquisa ressalta a importância de reduzir o consumo diário e evitar desperdícios. Além disso, utilizar cápsulas reutilizáveis pode ser uma solução para reduzir a quantidade de resíduos gerados. Portanto, se você é um amante de café e está preocupado com o meio ambiente, considere experimentar diferentes métodos de preparo e escolha aquele que melhor atenda às suas necessidades e valores ambientais.

Palavras-chave para o Google: cápsulas de café, impacto ambiental, preparo de café, cafeteira, métodos tradicionais, poluição, Gases do Efeito Estufa (GEE), café instantâneo, consumo consciente.

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *