Veja quais são as 10 árvores vivas mais antigas do mundo
A presença humana vem mudando cada vez mais o planeta em que vivemos. Algumas vezes para melhor, outras vezes para pior. Mas, alheias a todas estas mudanças, que incluem a crise climática, milhões de espécies que interagem, nascem e morrem, e tantas outras alterações que a Terra vive, existem algumas árvores que se mantêm vivas por milhares de anos. Estas árvores antigas são testemunhas vivas da história do nosso planeta – e merecem ser conhecidas!
Pesquisadores afirmam que existem colônias de árvores clonais que podem viver por dezenas de milhares de anos, mas que estas árvores solitárias merecem destaque por sobreviverem por tanto tempo.
São seres vivos que “viram” a ascensão e queda de civilizações e provam que a natureza é resiliente e vai persistir, mesmo com a humanidade trazendo tantos danos ao planeta – na verdade é a nossa espécie que está em risco. Mas, isso é uma discussão longa, para outro momento.
Hoje vamos reverenciar as árvores mais antigas da Terra!
1. Matusalém
Até 2013, Matusalém, um antigo pinheiro bristlecone, era o mais antigo organismo não clonal conhecido na Terra. Matusalém tinha 4.789 anos quando examinado em 1957, com uma data de semeadura estimada em 2833 AC. Isso faz com que o Matusalém – comumente referido como a árvore mais antiga do mundo – tenha 4.855 anos em 2023. Mas nas proximidades, nas Montanhas Brancas de Matusalém, na Califórnia, na Floresta Nacional de Inyo, foi descoberto outro pinheiro bristlecone que se acredita ser ainda mais antigo. A localização exata de Matusalém e de seu pinheiro sênior sem nome é mantida em segredo para protegê-los. Matusalém ainda está vivo e você pode visitar o bosque onde ele se esconde, mas terá que adivinhar de qual árvore é. Será que esse da foto acima pode ser ele?
2. Sarv-e Abarqu
Sarv-e Abarqu, também chamado de “Zoroastrian Sarv”, é um cipreste na província de Yazd, no Irã. Estima-se que a árvore tenha pelo menos 4.000 anos de idade e, tendo vivido não muito longe do alvorecer da civilização humana, é considerada um monumento nacional iraniano. Muitos notaram que Sarv-e Abarqu é provavelmente o ser vivo mais antigo da Ásia.
3. Llangernyw Yew
Este incrível teixo reside em um pequeno cemitério da Igreja de St. Dygain na vila de Llangernyw, North Wales, Reino Unido. Com cerca de 4.000 anos de idade, o Llangernyw Yew foi plantado em algum momento da pré-histórica Idade do Bronze – e ainda está crescendo! Em 2002, em comemoração ao jubileu de ouro da rainha Elizabeth II, a árvore foi designada como uma das 50 grandes árvores britânicas pelo Tree Council. A árvore também está enraizada na mitologia galesa, pois está ligada a um espírito chamado Angelystor, ou o “Anjo Registrador”.
4. Alerce
O Alerce é um nome comum para Fitzroya cupressoides, uma espécie de árvore imponente nativa das montanhas dos Andes. Quase não há como dizer quantos anos essas árvores podem atingir, já que a maioria dos espécimes maiores foi fortemente derrubada ao longo dos séculos. Muitos botânicos acreditam que eles são a segunda maior árvore viva na Terra, depois do pinheiro bristlecone da América do Norte. Até o momento, o espécime vivo mais antigo conhecido tem pelo menos 3.00 anos de idade – e possivelmente, mas não confirmado, ainda mais velho que Matusalém – e é apropriadamente chamado de Grand Abuelo.
5. Patriarca da Floresta
Estima -se que esta árvore, exemplar da espécie Cariniana legalis denominada Patriarca da Floresta no Brasil, tenha mais de 2.000 anos. Acredita-se que a árvore seja sagrada, mas sua espécie está amplamente ameaçada devido ao desmatamento no Brasil, na Colômbia e na Venezuela.
6. Senador
Embora o senador tenha sofrido uma tragédia em 2012, depois que um incêndio causou o colapso de grande parte da árvore, essa árvore icônica merece ser mencionada aqui. Anteriormente localizado na Flórida, o Senator era o maior cipreste careca dos EUA e era amplamente considerado o mais antigo de suas espécies conhecidas. Também era provavelmente a maior árvore dos Estados Unidos de qualquer espécie a leste do rio Mississippi. Estimado em cerca de 3.500 anos, o Senator foi usado como um marco para os índios Seminole e outras tribos nativas. O tamanho do Senator foi particularmente impressionante porque suportou muitos furacões, incluindo um em 1925 que reduziu sua altura em 40 pés. A árvore recebeu o nome do senador MO Overstreet, que doou a árvore e o terreno circundante em 1927.
7. Oliveira de Vouves
Esta antiga oliveira está localizada na ilha grega de Creta e é uma das sete oliveiras do Mediterrâneo que se acredita ter pelo menos 2.000 a 3.000 anos de idade. Embora não se possa verificar a sua idade exata, a Oliveira de Vouves poderá ser a mais antiga entre elas, estimada em mais de 3.000 anos. Ainda produz azeitonas, muito apreciadas. As oliveiras são resistentes e resistentes à seca, doenças e fogo – parte da razão de sua longevidade e seu uso generalizado na região.
8. Jomon Sugi
Jōmon Sugi, localizado em Yakushima, no Japão, é a maior e mais antiga árvore de criptoméria da ilha e é uma das muitas razões pelas quais a ilha foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO . A árvore data de pelo menos 2.000 anos, mas alguns especialistas acreditam que ela pode ter mais de 3.000 anos. De acordo com essa teoria, é possível que Jōmon Sugi seja a árvore mais antiga do mundo – ainda mais velha que Matusalém e seus irmãos. Independente dos números, é uma árvore que merece destaque aqui.
9. Castanheiro dos Cem Cavalos
Esta árvore, localizada no Monte Etna, na Sicília, na Itália, é a maior e mais antiga castanheira conhecida do mundo. Acredita-se que tenha entre 2.000 e 4.000 anos, a idade dessa árvore é particularmente impressionante porque o Monte Etna é um dos vulcões mais ativos do mundo. A árvore fica a apenas 5 milhas da cratera do Etna. O nome da árvore originou-se de uma lenda em que uma companhia de 100 cavaleiros foi apanhada por uma forte tempestade. Segundo a lenda, todos eles conseguiram se abrigar sob a enorme árvore.
10. General Sherman
Com cerca de 2.500 anos de idade, a General Sherman é a mais poderosa sequóia gigante ainda existente. Somente o volume de seu tronco a torna a maior árvore não clonal em volume do mundo, embora o maior galho da árvore tenha se quebrado em 2006. Talvez isso fosse um sinal de que o General Sherman não poderia ser enjaulado? Sherman pode ser encontrado no Sequoia National Park, na Califórnia, onde existem cinco das 10 maiores árvores do mundo.
Com informações de TreeHugger
Por Ciclovivo
One thought on “Veja quais são as 10 árvores vivas mais antigas do mundo”