Soluções sustentáveis para espaços ao ar livre
Com as alterações climáticas e outros problemas ambientais que a Terra enfrenta no século XXI, é responsabilidade de todos pensar na sustentabilidade ao construir ou renovar as suas casas. Isto é especialmente verdadeiro para espaços ao ar livre, onde as pessoas se aproximam da natureza enquanto passam tempo com a família e amigos. Se você planeja atualizar seu jardim da frente, pátio, quintal ou qualquer outra área externa de sua casa, você deseja causar o impacto mais insignificante no meio ambiente. Você pode atingir esse objetivo seguindo estas soluções sustentáveis para áreas de convivência ao ar livre.
1. Selecione decorações e móveis ecológicos para exteriores
Fonte: ftcdn.net
Para que suas decorações tenham um baixo impacto no meio ambiente, você pode considerar usar coisas que você pode encontrar facilmente na natureza, como guirlandas feitas de flores secas, galhos e folhas de seu jardim, ou arranjos florais que você usou. dentro de sua casa.
Você também pode fazer sinos de vento, mesas de mosaico, casinhas de pássaros e outras decorações com materiais improvisados. Transforme vidro, pratos quebrados, madeira velha, metal de displays de anúncios antigos ou outros materiais naturais que você possa encontrar em luminárias para seu jardim e pátio.
Se precisar comprar móveis novos para sua área externa, você pode comprar de marcas que utilizam matérias-primas sustentáveis. Por exemplo, se você verificar a Coleção de móveis de exterior do vizinho, você descobrirá produtos que utilizam materiais de origem responsável provenientes de florestas certificadas pelo FSC. Esta certificação significa que um produto ou marca não contribui para a destruição das florestas tropicais.
2. Experimente luzes movidas a energia solar
Fonte: vikingmergers.com
Muitas famílias mudaram para luminárias com eficiência energética para economizar dinheiro em eletricidade e ajudar a proteger o meio ambiente. No entanto, você pode dar um passo adiante para ajudar a Mãe Terra usando luzes 100% movidas a energia solar em seu pátio, quintal, piscina ou cercas.
Se você tiver dinheiro sobrando e espaço disponível, você pode até usar energia solar para abastecer toda a sua casa. Além de ser uma fonte de energia sustentável,a energia solar tem muitos benefícios, incluindo a redução de custos elétricos e o fornecimento de uma fonte de energia de reserva em caso de interrupção.
3. Torne-se nativo com plantas de jardim e paisagísticas
Sem dúvida, a utilização de plantas exóticas fará com que o seu jardim ou paisagem pareça desejável e único. Mas usar plantas estrangeiras não é tão bom para o meio ambiente. Como não são indígenas de onde você mora, você precisa de mais fertilizantes e outros materiais exclusivos para garantir que suas plantas exóticas prosperem.
Uma alternativa melhor, mais sustentável e que também pode ajudar a promover um ambiente saudável para as espécies locais de pássaros, insetos e vida selvagem, é usar plantas nativas em seu jardim e paisagem. Há um novo crescimento concentre-se em usar nativos, plantas que sustentam o habitat para apoiar a biodiversidade local. Quem sabe, talvez este pequeno passo aumente significativamente a população de borboletas e abelhas na sua área, o que, por sua vez, aumentará a polinização das plantas.
4. Construir usando materiais verdes
Fonte: calltheconstructionpros.com
Uma das tendências importantes em 2021 é projetar áreas externas que pareçam uma extensão dos espaços internos. Como as pessoas ficaram confinadas em suas casas devido à pandemia de 2020, muitas decidiram reformar seus quintais para passar mais tempo ao ar livre.
Se você pretende construir um novo deck, mirante, área de recreação infantil ou um espaço mais amplo para receber convidados, será útil estar mais atento aos materiais de construção que utilizará. Você pode reciclar e reutilizar azulejos, madeira velha, solo e pedras para o seu novo espaço ao ar livre para uma construção mais sustentável. No entanto, se você precisar comprar novos materiais de construção, tente adquiri-los localmente para minimizar a sua pegada de carbono ou encontre materiais ecológicos de origem responsável.
5. Incorpore árvores em sua paisagem
Fonte: tischlerei-wuw.de
As árvores são vitais em uma casa sustentável. Portanto, lembre-se de incluí-los em seu projeto paisagístico ou de jardim. Quanto mais árvores, melhor porque elas podem suprimir ventos fortes durante o inverno, fornecer sombra durante o verão, fornecer abrigo para insetos e animais selvagens locais e melhorar o ar que você respira.
6. Pense sustentável mesmo com a manutenção
Para tornar um espaço ao ar livre realmente ecologicamente correto, você também pode querer pensar na sustentabilidade ao manter as áreas externas da sua casa. Aqui estão algumas dicas de manutenção que você pode seguir:
- Economize água coletando água da chuva que você pode usar para limpar áreas externas de sua casa.
- Minimize o desperdício de água usando vassouras ou esfregões para limpar seu jardim ou deck.
- Use composto para fertilizar suas plantas.
- Não corte demais a grama. Deixe a grama crescer um pouco mais alta para minimizar a necessidade de corte.
- Tente usar pesticidas e herbicidas naturais e sem produtos químicos.
O resultado final
Tornar a sua vida ao ar livre sustentável não é difícil. Às vezes, mesmo as mudanças mais simples, como plantar árvores ou usar luz solar, já podem ter um impacto tremendo no meio ambiente. Lembre-se de que você pode aproveitar melhor o seu espaço ao ar livre se também ajudar a natureza a florescer.
One thought on “Soluções sustentáveis para espaços ao ar livre”