Sua casa está matando pássaros, veja o que fazer
Todos os anos, nos Estados Unidos, até mil milhões de aves morrem após colidir com vidro. Em muitas áreas, é um problema duplo: a poluição luminosa atrai e desorienta as aves migratórias, a maioria das quais viaja à noite; pela manhã, os pássaros colidem com vidros refletivos que não foram adaptados aos pássaros.
Embora muitas pessoas presumam que este é um problema da cidade – com todas aquelas luzes da cidade e torres de vidro brilhantes – um estudo histórico de 2014 sobre colisões de pássaros chegou a uma conclusão surpreendente. Os autores estimam que, das aves mortas anualmente em colisões entre edifícios, cerca de 44% dessas mortes ocorreram em residências, 56% em edifícios baixos e menos de 1% em edifícios altos. As residências foram definidas como tendo um a três andares de altura, os edifícios baixos com quatro a 11 andares de altura e os edifícios altos com 12 andares ou mais.
Prédios altos versus prédios baixos e casas
Quão ruins poderiam ser as casas?
Como escrevem os autores do estudo de 2014: “…uma grande proporção de toda a mortalidade ocorre em estruturas que matam um pequeno número de aves por edifício, mas que colectivamente constituem uma elevada percentagem de todos os edifícios.”
Prosseguem, observando que esta conclusão sugere que “alcançar uma grande redução global na mortalidade exigirá a aplicação de medidas de mitigação num grande número de estruturas”.
Muitas vezes, quando falo sobre minha experiência de resgate e recuperação de vítimas de colisões de janelas na cidade, as pessoas me contam histórias tristes de um pássaro aqui ou ali batendo nas janelas de suas casas ou apartamentos baixos. É isso. Isto é o que mata milhões de aves por ano. Encontrar alguns poucos pássaros por ano em casa pode não parecer significativo, mas é.
De certa forma, os arranha-céus são uma solução mais fácil. Embora, em geral, matem menos aves, cada edifício com problemas de aves tem uma taxa de mortalidade muito mais elevada do que as residências e edifícios baixos em geral. O que significa que mitigar o vidro nos arranha-céus mais letais pode ter um grande impacto.
Mas a redução das taxas de mortalidade nas residências continua a ser de importância crítica. Porque mesmo que todos os arranha-céus problemáticos fossem adaptados aos pássaros, ainda teríamos o resto dos edifícios continuando a matar pássaros. Se tivermos 142 milhões de casas nos EUA e cada uma matar apenas cinco aves por ano, isso representa mais de 700 milhões de aves. Você pode ver como isso é um problema.
Por que as colisões entre janelas de pássaros são importantes?
Um estudo de 2019 publicado na Science descobriu que, desde 1970, as populações de aves nos Estados Unidos e no Canadá diminuíram 29%, ou quase 3 mil milhões de aves, “sinalizando uma crise ecológica generalizada”.
“Múltiplas linhas de evidência independentes mostram uma redução maciça na abundância de aves”, disse Ken Rosenberg, principal autor do estudo e cientista sênior do Cornell Lab of Ornithology e American Bird Conservancy. “Esperávamos ver declínios contínuos de espécies ameaçadas. Mas, pela primeira vez, os resultados também mostraram perdas generalizadas entre aves comuns em todos os habitats, incluindo aves de quintal”.
Claro, isso é um golpe para os amantes dos pássaros… e para qualquer pessoa que se preocupa com a natureza e a vida selvagem em geral. Mas vai muito além disso. As aves fornecem uma extraordinária variedade de serviços ecossistémicos, desde a sementeira de florestas e a recolha de resíduos até ao controlo de pragas. (Sabia que, globalmente, as aves comem 400 a 500 milhões de toneladas métricas de insectos por ano? O seu valor para a agricultura ascende a milhares de milhões de dólares.) As aves são vitais para a mecânica da vida na Terra.
O problema com pássaros e vidro
Os pássaros não entendem o conceito de janelas – e quando veem o habitat e o céu refletidos no vidro, voam a toda velocidade para dentro dele. Em outras áreas, eles podem ver através do vidro e tentar alcançar o que vêem além, que podem ser plantas de interior ou outra janela com o exterior além dela. De qualquer forma, colidir com vidro costuma ser mortal instantaneamente, graças a traumatismo craniano e ferimentos internos.
Se um pássaro não morrer com o impacto, ele pode permanecer atordoado no chão e se tornar o brinquedo de um gato ou a refeição de um predador. Se um pássaro eventualmente se recuperar do impacto inicial, ele poderá voar para uma árvore. Infelizmente, até 74% das aves sucumbirão mais tarde aos ferimentos se não forem tratadas por um reabilitador de vida selvagem. Das aves que colidem com janelas que encontro na cidade de Nova Iorque, cerca de 30% das aves que encontro sobrevivem à colisão inicial – embora eu leve esses resgates para a clínica de vida selvagem assim que possível, apenas cerca de metade delas sobrevivem.
Se você tiver comedouros para pássaros ou plantas nativas
Se você usa comedouros para pássaros ou tem plantas nativas que são atraentes para os pássaros, é sua responsabilidade não matar os pássaros que você está atraindo ativamente para sua casa.
Casas com comedouros para pássaros próximos às janelas apresentam significativamente mais colisões ; O conselho atual é manter os observadores de pássaros a um metro ou mais de uma janela (ou além de 9 metros) para reduzir colisões nas janelas. Mas, a menos que você trate suas janelas com um dos métodos abaixo, elas ainda serão mortais.
Torne sua janela compatível com pássaros
Pode ser que você tenha uma ou duas janelas com a dinâmica certa para torná-las letais para os pássaros; talvez você tenha mais. Independentemente disso, há muitas coisas que você pode fazer para torná-los seguros para nossos amigos emplumados. A ideia principal é quebrar o reflexo para o qual os pássaros estão voando e/ou alertá-los de que há vidro e eles não podem voar através dele.
A American Bird Conservancy tem um banco de dados fantástico de produtos e é um recurso abrangente sobre maneiras de evitar que pássaros colidam com suas janelas. As pessoas estão apegadas às suas grandes janelas panorâmicas com vistas desobstruídas; a maioria deles manterá a visão. Aqui estão algumas opções.
Padrões de grade
O vidro precisa de um padrão na parte externa com espaços de no máximo 5 centímetros entre os elementos, por exemplo, uma grade feita de pontos. Pode ser um produto de decalque residencial ou até mesmo uma tinta que você mesmo aplica. Feather Friendly é um ótimo decalque DIY e é altamente eficaz.
Listras e padrões horizontais
Um padrão horizontal também funcionará, com as listras não distantes mais do que cinco centímetros uma da outra. Outro produto horizontal são os Acopian BirdSavers, que são basicamente cabos pendurados na frente da janela. Eles podem ser comprados ou você mesmo pode fazê-los facilmente (veja o vídeo acima). ABC BirdTape é outra ótima opção fácil de instalar.
Padrões pintados temporários
Pintar padrões com têmpera na parte externa de janelas problemáticas é uma abordagem divertida. É barato e a tinta pode ser removida fora da temporada, desde que seus pássaros normais não colidam. Você pode até recriar um padrão de pontos com tinta têmpera, mas lembre-se de manter os pontos com no máximo cinco centímetros de distância.
Telas
As telas das janelas têm uma função dupla para manter os insetos afastados e reduzir as colisões, adicionando um impedimento visual e também fornecendo uma superfície mais macia para um pássaro saltar.
Deixe suas janelas ficarem sujas
Deixar as janelas sujas (ou sujá-las com sabão) funciona muito bem para evitar colisões! E que bom ter uma desculpa para não ter que limpá-los… né?
O que não funciona para evitar colisões de pássaros
Os decalques de aves de rapina não são eficazes , a menos que sejam colocados a não mais de cinco centímetros de distância um do outro.
A investigação demonstrou que as seguintes estratégias de dissuasão de colisões são maioritariamente ou totalmente ineficazes :
- Decalques de silhueta de qualquer formato, a menos que vários decalques sejam aplicados em um padrão de cinco centímetros de distância
- Decalques ou líquidos UV, que não são visíveis para todas as espécies de aves e são menos visíveis no início da manhã, quando ocorre a maioria das colisões
- Fitas ou barbantes muito espaçados
- Tratamentos aplicados no interior das janelas
- Dissuasores de ruído
- Corujas de plástico
Diminua as luzes internas e externas durante a alta temporada
A maioria das aves migratórias viaja à noite e muitas usam pistas visuais para navegar – incluindo estrelas, a lua e o sol poente/nascente. Além disso, como as mariposas (embora os cientistas não saibam exatamente por quê), os pássaros são atraídos pela luz. As luzes artificiais confundem-nos, muitas vezes levando-os a ficar desorientados e exaustos e a consumir recursos valiosos de que necessitam para a árdua tarefa da migração. Diminuir (ou melhor ainda, desligar) as luzes durante o pico de migração pode fazer muito bem. A migração na primavera atinge o pico da terceira semana de abril a meados de maio; a migração no outono é mais longa, indo do final de agosto a meados de novembro. Você pode usar as ferramentas incríveis do BirdCast do Cornell Lab of Ornithology para ver as previsões de migração para sua área.
Mesmo que você não consiga desligar todas as luzes, concentre-se em diminuir as luzes externas. Preste atenção aos holofotes voltados para cima e às luzes que iluminam áreas amplas. Adicionar sensores de movimento a essas luzes é uma ótima maneira de reduzir a poluição luminosa sem comprometer a necessidade de iluminação quando alguém está presente.
Mantenha os gatos dentro de casa
E já agora, os gatos que vivem ao ar livre são uma espécie invasora que mata até três mil milhões de aves por ano nos EUA, mais do que qualquer outra causa , até mesmo as janelas. Os gatos que vivem dentro de casa vivem mais e com mais saúde quando são mantidos dentro de casa – um fato que a ciência comprova . Quando os gatos podem passear ao ar livre, eles correm um alto risco de contrair patógenos e enfrentar ameaças de colisões de veículos, serem caçados por outros predadores e talvez até ingerirem veneno lançado para ratos ou outros animais. Para quem quer partilhar o seu espaço exterior com gatos , considere um catio ou arnês.
Se você encontrar um pássaro atordoado ou ferido
Se você encontrar um pássaro que não voa quando você se aproxima, provavelmente algo está errado. Principalmente se estiver perto de uma janela. Se estiver curvado, com os olhos fechados ou semicerrados, olhando para o céu, com a boca aberta ou ofegante, está definitivamente em perigo e precisa de cuidados.
Se você conseguir pegar o pássaro, este não é o momento para fotos e um momento de princesa da Disney – desculpe ser rabugento! Mas um pássaro que colide com uma janela já está muito estressado, e a interação com um predador, não importa quão suavemente o ser humano possa estar arrulhando, agrava significativamente o estresse. Não o acaricie, não fale com ele – ele precisa de um lugar escuro e silencioso, pronto. Um saco de papel marrom com um clipe para fichário funciona perfeitamente, ou uma caixa coberta. Não dê comida ou água.