Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

As florestas tropicais não são as únicas sob ameaça

As florestas tropicais não são as únicas sob ameaça
0Shares

Na América do Norte e na Europa, há muita preocupação justificada sobre o que está a ser feito à Amazónia e a outras florestas tropicais. Os leitores já estarão bem cientes do papel que nós, consumidores ocidentais, desempenhamos nesse desmatamento e da extensão e gravidade do problema.

Poucos percebem, porém, que temos as nossas próprias florestas tropicais para proteger e que, em muitos casos, não temos sido bons a fazê-lo.

As florestas tropicais temperadas podem ser encontradas em vários locais com climas oceânicos em todo o mundo, inclusive a apenas algumas horas de onde moro aqui na Escócia.

Cobrem menos de 1% do planeta e estão ameaçados de diversas formas pelas alterações climáticas e pela atividade humana – são habitats cruciais que sequestram carbono a taxas impressionantes – mas muitas pessoas aqui nas Ilhas Britânicas desconhecem a sua existência aqui.

O que é uma floresta tropical temperada?

As florestas tropicais temperadas são florestas em latitudes médias que são frias e úmidas devido à influência marinha e às fortes chuvas. Eles têm uma densa cobertura de copa e um sub-bosque de musgos, líquenes e muito mais.

As florestas tropicais perdidas da Grã-Bretanha

Atualmente estou lendo o excelente livro de Guy Shrubsole “ Lost Rainforests of Britain ” e embora eu já estivesse bem ciente desses ambientes incríveis por causa de muitas férias e caminhadas ao longo dos anos, e através do meu trabalho como consultor de restauração de ecossistemas, ainda estou gostando de aprender mais . E ao falar sobre isto com outras pessoas, fiquei surpreendido ao perceber quão pouco conhecidas são as nossas florestas tropicais temperadas de importância internacional.

Através do link acima você encontrará um mapa que foi criado mostrando a localização dos fragmentos de floresta tropical no oeste das Ilhas Britânicas.

Grande parte da costa oeste da Escócia, por exemplo, já teria sido coberta por uma floresta tropical que não é mais. Embora ainda existam vestígios de antigas florestas tropicais em vários locais ao longo do oeste, na Escócia, no País de Gales e em partes do sudoeste da Inglaterra.

O inferno. Raízes e troncos cobertos de musgo na floresta profunda.
Raízes e troncos cobertos de musgo nas profundezas da floresta da Escócia. Imagens Drepicter/Getty

Estas madeiras, predominantemente carvalho, com algumas aveleiras, sorveiras, bétulas, freixos, azevinhos e, por vezes, pinheiros autóctones, são particularmente preciosas pela enorme diversidade de vida que contêm. Eles são caracterizados pela umidade e altos níveis de precipitação e umidade. E também se caracterizam pelo fato de as árvores serem abundantemente revestidas de samambaias, musgos, hepáticas e líquenes.

Estas florestas tropicais temperadas, como as do Noroeste Pacífico da América do Norte – que é a maior floresta tropical temperada remanescente na Terra – são remanescentes preciosos dos carvalhos do Atlântico que outrora cobriam áreas muito maiores das Ilhas Britânicas, bem como outras partes do norte. -Europa Ocidental.

Estas áreas são notáveis ​​não só pela sua biodiversidade, mas também pela sua excelente capacidade de sequestro de carbono. As epífitas que eles contêm também guardam muitos segredos e podem conter muitas soluções médicas ainda inexploradas.

Restaurando florestas tropicais

Felizmente, ao lado de Guy Shrubsole, há muitos outros que trabalham para aumentar a consciência sobre a temperatura das nossas florestas tropicais, para proteger os fragmentos restantes e para restaurar as florestas tropicais para uma área mais ampla onde seriam naturalmente encontradas.

Quanto à floresta tropical da Escócia, quanto mais pessoas aprenderem sobre ela, maior será a probabilidade de a protegermos, como salienta a Aliança para a Floresta Tropical da Escócia . As maiores e melhores áreas de habitat intacto deste tipo encontram-se na Escócia, e devemos procurar proteger, expandir e restaurar este tipo de ambiente globalmente raro.

Existem actualmente 93 000 hectares de floresta semi-natural na zona de floresta tropical ocidental da Escócia, mas menos de um terço desta floresta – cerca de 30 000 hectares – contém biodiversidade de floresta tropical. Estes remanescentes enfrentam muitas ameaças – desde veados, ovelhas, invasão de rododendros não-nativos ou plantações de coníferas, poluição do ar, etc. – mas cada vez mais, está a ser feito trabalho para protegê-los.

Muitas vezes, quando pressões como o sobrepastoreio ou as populações de veados são removidas dos locais de floresta tropical, esses locais são capazes de se regenerar naturalmente. Para permitir que algumas destas preciosas florestas tropicais se espalhem, em vez de encolherem, talvez precisemos apenas de prevenir danos, em vez de plantar árvores ou adoptar uma abordagem mais activa. Sendo um dos nossos habitats mais preciosos, é tempo de tomarmos medidas urgentes para apoiar e proteger a nossa floresta tropical.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *