Curitiba registrou dois ataques de abelhas em menos de 24 horas, situação que levou várias pessoas ao Pronto Socorro da cidade. Com as duas ocorrências, o alerta é para cuidados durante esse fim de ano.
Isso porque um dos motivos dos enxames mais frequentes pode estar relacionado com o calor. Os últimos meses de 2023 têm sido muito mais quentes do que o normal e os animais também sentem a diferença.
O período de primavera e verão também costuma ser o período de reprodução desses insetos. Segundo o Mestre e Doutor em Ciências e professor do Centro Universitário Integrado, Rafael Zampar, as abelhas ficam em maior estado de alerta no calor.
No caso registrado nesta sexta-feira (08), a Prefeitura informou que as abelhas atacaram uma equipe que realizava uma roçada na Praça Cecília do Rego Almeida, no Cristo Rei. Segundo o professor, esse tipo de movimento de pessoas assusta as abelhas.
Mas qual o procedimento no caso da picada? Para algumas pessoas a reação pode ser mais intensa e causar alergias. O sintoma principal da alergia é o inchaço na região próxima a garganta, causando dificuldade da respiração.
A recomendação é se afastar do ambiente onde estão as abelhas e manter a calma.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o ataque de abelhas ou vespas é considerado caso de urgência e deve ser comunicado exclusivamente ao Corpo de Bombeiros pelo 193.