Cientista cria telhas duráveis a partir de cascas de ovos
Em Hong Kong, o laboratório Fabrick é o local onde a artista multimídia Elaine Yan Ling dá vida às suas expressões artísticas. São uma combinação de eletrônica, biomimética e têxteis para embelezar interiores e instalações externas . Para este designer a inspiração está na natureza , no artesanato e em algumas expressões tecnológicas. Elaine cria objetos interativos, instalações cinéticas e, por sua vez, experimenta novos materiais.
“Sempre que olho para algo na natureza, o que me fascina não são apenas as cores e as formas, mas a estrutura científica e as ligações químicas que compõem o que vejo ”, diz a artista Elaine. Em todos os seus designs, pode-se perceber esse conceito com raízes na biomimética . A dinâmica dos elementos naturais pode manifestar-se em materiais artificiais para melhorar a arquitetura existente ou modificar projetos de melhoria de interiores.
Elaine experimentou materiais inovadores, buscando tecnologias de ponta. Além disso, desenvolveu uma sensibilidade para uma vida sustentável e considera que a atual dinâmica de produção em massa nos setores da moda e do design é negativa para o ecossistema.
“Sempre quis trabalhar com foco na ecologia , projetando algo que tivesse impacto real. Mas o problema surge quando você é um designer independente e tem uma ideia, mas precisa ir a uma marca comercial ou a uma fábrica para apresentar seu protótipo. A resposta geralmente é: quanto custa? Quanto você pode produzir? Um metro? Então isso não nos convém.”
Esta abordagem equivocada é criticada por Elaine, por isso apresenta um projeto enraizado no artesanato e na sustentabilidade.
Ladrilhos ecológicos feitos com casca de ovo , é o nome dado à Carele. Em colaboração com a empresa suíça Nature Squared , Elaine colocou suas habilidades em prática transformando grandes quantidades de cascas de ovos em ladrilhos para cobrir qualquer superfície. O desenvolvimento deste novo material faz parte da pesquisa realizada em algumas terapias medicinais que utilizam este elemento orgânico.
O nome deste produto é derivado de uma palavra francesa que significa “ pavimentar” e é combinado com o termo “ carbonato de cálcio” que se forma nas cascas dos ovos. Por isso é chamado de Carele .
Segundo cálculos, mais de 250 mil toneladas de resíduos de casca de ovo são geradas naturalmente Nature Squared .” Elaine acrescenta .
Assim, a quantidade de produção e o ritmo a que ocorre são motivo de preocupação. O objetivo é criar um impacto imediato na sociedade e reduzir o desperdício de produção e tornar a cadeia de abastecimento inclusiva.
“Tradicionalmente, no processo produtivo, as telhas são cozidas, gerando grande quantidade de calor . Este método, por outro lado, utiliza ligantes e resinas para manter a estrutura e a forma das telhas e vai na direção da economia circular , reutilizando os materiais no final do seu ciclo de vida.” A artista Elaine conclui.
No entanto, será apenas o primeiro material a ser experimentado. O objetivo principal é investigar e encontrar outras soluções que estejam relacionadas com a filosofia do design sustentável e ecologicamente consciente.”