Formiga-panda: nem panda, nem formiga… é uma vespa!
Você já ouviu falar desse inseto? Em inglês é chamado de panda ant. Ant significa formiga mas seu nome não condiz com a realidade, pois esta coisinha fofa é nada mais nada menos que uma, muito bela, vespa.
A formiga-panda (Euspinolia militaris) vive no Chile com suas cores e seus pelos que lembram demais ao carismático urso em extinção, e seu nome deriva do seu parentesco com as formigas.
VEJA TAMBÉM:
Edifício sustentável abrigará mais de 1000 árvores na Austrália
RECEITA – Sangria tradicional portuguesa de vinho tinto
Savanização ameaça a sobrevivência de mais de 200 espécies de animais das florestas
Mas apesar da sua aparência realmente muito fofinha, a formiga-panda pica de uma maneira bem dolorida. Sua “roupagem” serve para avisar os outros animais a ficarem longe dela. Sua picada seria particularmente perigosa para as vacas, motivo pelo qual elas também são conhecidas por cow killers.
Estas vespas vivem sozinhas, não em enxames, e fazem parte da família Mutillidae, que tem mais de 3.000 espécies de vespas, incluindo a vespas-veludo.
Os espécimes do sexo feminino não têm asas enquanto os machos são alados. Os predadores aprenderam rapidamente a manterem distância destas vespas porque “entenderam” que sua picada pode ser mesmo muito dolorosa.
Destas vespas ainda não sabe muito. Elas vivem principalmente em áreas costeiras, são muito pequenas – geralmente chegam ao máximo de 8 milímetros – os machos, no entanto, são um pouco maiores que as fêmeas.
É pouco provável que possamos ver esses animais raros na natureza, mas podemos admirá-los em fotografias e nos vídeos abaixo.
Fonte e fotos: Why Evolution