Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Conheça o primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris

Conheça o primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris
5Shares

Uma parceria entre o escritório TVK e o estúdio de paisagismo OLM deu vida ao primeiro bairro zero emissão de carbono da França. A seguir, confira detalhes sobre esse incrível projeto que torna a “Cidade Luz” ainda mais sustentável!

L’îlot fertile: um jardim aberto no coração de Paris

O projeto L’îlot fertile (traduzido como “a ilha fértil”) é a mais nova e surpreendente criação do TVK, escritório parisiense de arquitetura e urbanismo. Situado no 19º arrondissement (zona urbana da cidade), o complexo simboliza mais um passo de Paris rumo a um futuro inovador e mais sustentável, onde natureza e espaço urbano convivem em harmonia.

A construção decorre do concurso Reinventando Paris e propõe uma nova topografia que integra um amplo jardim. Em um terreno com 35.200 m², o projeto acomoda quatro edifícios compactos com distintas funcionalidades e formas únicas e terraços de aproximadamente 1.500 m².

No local, destacam-se espaços que abrangem árvores frutíferas e hortas com boa incidência de luz natural. Assim, o L’îlot fertile tornou-se um jardim aberto no coração da cidade, convidando os habitantes a uma relação mais próxima com a natureza. O projeto também assume um compromisso sustentável ao ser reconhecido como o primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris.

O primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris

No L’îlot fertile, um conjunto de inovações garantiu a emissão zero de carbono, tais como: uma rede com tecnologias inteligentes, equipamentos de última geração, energia renovável e compromisso coletivo. Como uma solução perante as mudanças climáticas, o projeto pretende alcançar um consumo energético quatro vezes menor que as construções convencionais.

No complexo, isso será conquistado através de estratégias bioclimáticas, uma rede elétrica inteligente entre os edifícios, um sistema de recirculação de água e mais de 1000 m² de painéis fotovoltaicos, com rigoroso controle da pegada de carbono. Ainda, coberturas biossolares e áreas vegetadas irão aliar a produção de energia limpa à preservação da biodiversidade.

Outra proposta do L’îlot fertile para alcançar a meta de carbono zero é o uso de 10 mil m² de pedras locais e de concreto com baixo teor de carbono, para contribuir na queda de emissões. Além disso, a maioria dos materiais usados na construção foram reutilizados, assim como os resíduos gerados pelas obras.

No projeto, 3.800 m² da área são compostos por espaços verdes, pomares, hortas e uma vegetação que confere proteção natural contra ruídos, ventos e poluição. A cobertura verde mantém a biodiversidade local com uma flora variada e caixas-ninhos dispostas para insetos e aves.

Detalhes do projeto

L’îlot fertile se diferencia, também, pela multifuncionalidade de seus edifícios. Criando uma comunidade dinâmica, o complexo abriga 118 alojamentos, uma residência para estudantes com 164 unidades, um albergue, um hotel, um alojamento para jovens trabalhadores com 159 unidades, lojas, escritórios, uma incubadora e uma horta comunitária.

O térreo abrange espaços com largas coberturas de vidro, dedicados a atividades compartilhadas. O vidro aumenta a permeabilidade visual, expande as interações entre interior e exterior e favorece os momentos de troca entre os usuários.

Conheça o primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris
Imagem: Projeto L’îlot Fertile

Jardim central

No projeto, o jardim central é tido como um elemento-chave que enriquece o entorno dos edifícios, criando jogos de luz e vistas deslumbrantes. Com uma atmosfera agradável, o jardim suspenso forma um espaço contínuo, ensolarado e bem cultivado. Nele, as chamadas “paisagens comestíveis” de hortas e pomares propõem uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

O jardim do L’îlot fertile se destaca, acima de tudo, como um grande modelo de ecologia urbana. Isso porque o projeto promove educação ambiental, oferece estrutura a pedestres e ciclistas e estimula a saúde nutricional, a partir das vinte árvores frutíferas e da horta, aproveitando o potencial natural da região.

 

 

5Shares

Trajano Xavier

One thought on “Conheça o primeiro bairro zero emissão de carbono de Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *