São construidas mais de 100 escolas na Guatemala usando apenas garrafas plásticas
Garrafas plásticas descartadas são usadas na Guatemala para construir escolas. São mais de uma centena de centros educacionais concluídos com esta engenhosa forma de construção, que também ajuda a manter o ambiente limpo.
Esses tijolos ecológicos são garrafas de bebidas comerciais cheias de lixo inorgânico.
As estruturas mais importantes de uma nação, sem dúvida, são as escolas. Estes importantes centros educativos muitas vezes não são construídos por falta de recursos ou por problemas na obtenção de materiais de construção adequados. Foi lá que as garrafas plásticas descartadas fizeram a diferença neste particular na Guatemala.
“Desde 2009, mais de 100 escolas foram construídas usando este método incomum, mas incrível. Comunidades inteiras estão a unir-se para construir uma infra-estrutura educativa mais sustentável para o seu futuro .” Os responsáveis pelo projeto apontam.
Desde 2009, 116 escolas foram construídas na Guatemala com este método interessante.
Hoje, comunidades inteiras aderem a esta iniciativa liderada por elas próprias. Onde a infra-estrutura desejada é alcançada mantendo uma dinâmica sustentável e ecológica .
Toda construção requer fundos, estes são fornecidos pela Hug It Forward, após a comunidade ter organizado e concluído o processo de inscrição. Além disso, você deve ter 6.500 garrafas plásticas e resíduos inorgânicos para colocar dentro delas.
O município em questão paga dois pedreiros qualificados para este tipo de trabalho e o Ministério da Educação é responsável pelos honorários dos professores que participam neste projeto.
Escola de garrafas… o que são?
São centros de ensino construídos com postes e vigas comumente utilizados em edifícios . As fundações, pilares e vigas são de concreto armado com varetas, mas o diferencial está nos tijolos ecológicos . As garrafas as substituem, de modo que o interior das paredes da escola é de plástico durável.
“As salas de aula das garrafas são construídas com tijolos ecológicos, que são garrafas plásticas cheias de lixo inorgânico. Nossas salas de aula em garrafas são construídas usando o método estabelecido de construção de postes e vigas. As fundações, pilares e vigas são em concreto armado. Ao contrário dos blocos de cimento que não são muito responsáveis ambientalmente, utilizamos tijolos ecológicos nas nossas construções. Como resultado, os nossos projectos são muito mais baratos de construir em comparação com métodos e materiais de construção mais tradicionais, trabalham para limpar o ambiente, proporcionam espaço para uma discussão real sobre os obstáculos ambientais locais e envolvem toda a comunidade na sua construção. resultando em um sentimento de orgulho e propriedade. Apontam no site da organização responsável pelo projeto.
Conseguir garrafas plásticas não é tão caro, além disso, ajuda a limpar o meio ambiente, ensina lições sobre sustentabilidade ambiental e incentiva a integração. Empreender esta empresa transmite ao setor um sentimento de orgulho e de propriedade.
Marca de carros Jaguar converte-se ao elétrico e sai dos motores de combustão
Instituição transforma ônibus em hotel para pessoas vulneráveis dormirem
“Para fazer tijolos ecológicos, os moradores coletam lixo inorgânico, como sacos plásticos, pacotes de chips e isopor, e os colocam em garrafas plásticas até ficarem tão duros quanto tijolos. Os tijolos ecológicos são então colocados entre telas de galinheiro e cobertos com cimento para formar as paredes da escola.” Eles apontam da organização responsável pelo projeto.
A sensação de construir algo com as próprias mãos não tem preço. Toda a comunidade pode ter crianças que possam dizer: “Eu construí a minha escola”. Algo que não acontece nos países desenvolvidos.
A Hug It Forward está comprometida em aumentar a conscientização sobre o lixo, o consumismo e a necessidade de capacitar as comunidades com um sentimento de pertencimento. Isto é tão importante quanto ter um centro educacional local.