Equipe constrói balsa e consegue resgatar 9 girafas de ilha que está afundando no Quênia
9 girafas estavam com suas vidas ameaçadas, já que a ilha que elas viviam no Quênia estava afundando. No entanto, através de uma parceria entre a instituição Save Giraffes Now, a Northern Rangelands Trust e agências de conservação locais, voluntários construíram uma balsa e conseguiram salvá-las.
O resgate dos animais durou vários meses e somente foi finalizado recentemente. Devido ao peso e tamanho das girafas, elas precisaram ser transportadas uma por uma na balsa feita de madeira e 60 barris vazios. De acordo com algumas associações locais, o nível de água do Lago Baringo já vinha subindo há algum tempo, mas em 2020 ele começou a inundar casas e comércios à beira do lago, ameaçando também a vida de um pequeno grupo de girafas.
As girafas de Rothschild já foram comuns no Quênia, Uganda e no sul do Sudão, mas suas populações caíram cerca de 80%, deixando apenas 3.000 exemplares na natureza hoje, o que explica a importância deste resgate histórico. Agora elas já estão de volta ao continente, vivendo em segurança no Ruko Community Conservancy – um santuário de 4.400 acres localizado no coração do Vale do Rift, na margem oriental do Lago Baringo.
Ao comemorar o resgate bem sucedido, a Save Giraffes Now reafirmou a importância dos cuidados em relação à espécie, hoje considerada em risco de extinção. “Trabalhando com as comunidades na área nos próximos anos, manteremos este grupo de girafas a salvo e, à medida que se reproduzem e aumentam em número, repovoarão a fenda oriental com o tempo, eventualmente voltando a se reunir com seus primos em Uganda”.
Fotos: Northern Rangelands Trust