Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Vila Velha lança aplicativo para facilitar descarte de recicláveis

Vila Velha lança aplicativo para facilitar descarte de recicláveis
0Shares

A cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, conquistou o quinto lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) – uma ferramenta que mensura o grau de adesão dos municípios brasileiros às metas e às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O município litorâneo, que produz cerca de 388 quilos de resíduos por habitante ao ano, possui várias ações de destaque para avançar na gestão eficaz de seus resíduos. Agora, a prefeitura de Vila Velha acaba de lançar uma novidade: um aplicativo que vai facilitar a vida dos moradores que querem realizar o descarte correto de diversos tipos de resíduos, como os recicláveis.

Vidros, plásticos, pilhas, pneus e baterias. O endereço mais próximo de onde descartar estes, entre outros resíduos, estão agora reunidos no aplicativo Ecopontos. O sistema com geolocalização foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos.

“Os usuários podem visualizar informações detalhadas sobre cada ecoponto, incluindo os tipos de resíduos aceitos, os horários de funcionamento e outras orientações úteis para o descarte adequado. Essa ferramenta torna o processo de descarte de resíduos mais conveniente e eficiente para os moradores da cidade”, afirma o secretário de Tecnologia e Inovação, Abel Neto.

Vila Velha recicláveis
Foto: Prefeitura de Vila Velha | Facebook

Já para o Secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, com a ferramenta, os moradores estão sendo capacitados a “contribuírem ativamente para a preservação do meio ambiente e para a construção de uma Vila Velha mais limpa e saudável”. É ainda uma forma de criar uma comunidade local mais engajada tanto na questão da limpeza urbana como na importância da reciclagem.

Segundo anunciado pelo prefeito Arnaldinho Borgo, serão instalados 100 pontos de descarte na cidade. Há ainda a meta de ampliar a coleta seletiva para atender 800 condomínios cadastrados na rota de coleta do caminhão, o que corresponde a uma média mensal de 150 toneladas de material reciclável. Até fevereiro de 2024, Vila Velha tinha 185 condomínios cadastrados no serviço de coleta seletiva.

Confira o aplicativo Ecopontos Vila Velha.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *