Em julho de 2020, a charmosa Paris, capital da França, inaugurou a maior horta urbana do mundo. A estrutura ultra-moderna ocupa os telhados do Parque de Exposições de Versalhes, no sul da capital, há 15 metros de altura. Pretende alcançar um total de 14 mil metros quadrados. Por enquanto, são quatro mil metros quadrados de área plantada.
No local a técnica de produção permite maior volume de cultivos. As plantas crescem para cima, apoiadas em colunas verticais de PVC e bambu, e não espalhadas em fileiras no chão, como nas plantações tradicionais. Desta forma, um metro quadrado se torna cinco vezes mais produtivo do que o habitual. O cultivo é orgânico, com sistema de adubação e irrigação automáticas, feitas por computador. Não há daninhas e é reutilizado 90% da água.
No local há um restaurante pra consumo dos vegetais e o restante é vendido para supermercados do bairro. A coordenadora da horta, Sophie Hardy, explica que mesmo estando em meio a cidade não há risco de contaminação dos vegetais porque a poluição entra pelas raízes e elas estão protegidas. “O objetivo das hortas urbanas não é de abastecer uma metrópole como Paris, mas contribuir para alimentar a cidade, de uma maneira mais ecológica”, diz.
Veja algumas imagens: