Arquitetos projetam comunidade sustentável, autossuficiente e adaptada ao clima desértico
Com as mudanças climáticas e os desastres naturais acontecendo com cada vez mais frequência, engenheiros e arquitetos de hoje têm a missão de pensar em projetos adaptados ao meio ambiente. Afinal, podemos e devemos combater o aquecimento global com residências sustentáveis e autossuficientes, como está propondo o escritório espanhol W-LAB com sua comunidade adaptada ao clima desértico.
A proposta dos arquitetos é que as cabines ofereçam um ambiente de conforto e autossuficiência, mesmo em um habitat desértico. As casas são organizadas em torno de uma fonte central de água e cercadas por plantas cuidadosamente escolhidas para sobreviver em condições extremas.
Alimentadas por painéis solares e energia eólica, as residências também produzem energia para a comunidade. Está também é uma maneira de criar uma comunidade completamente autossustentável, que não precisa ser conectada à redes de energia em geral. A alimentação ficaria por conta das hortas internas, que podem fornecer alimentos saudáveis e uma maneira dos residentes garantirem sua própria subsistência.
Mas isso não é tudo. Os arquitetos também construíram todas as estruturas considerando o menor impacto ambiental possível, tendo em vista que a engenharia civil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Por isso, todos os materiais utilizados são de fácil acesso, como por exemplo o Agave – material orgânico que pode ser cultivado e usado de forma sustentável. Esta é a arquitetura verde de que o mundo precisa!
Fotos: divulgação
Fonte: Balaio do Bem