Foca de Gelo
- By: Trajano Xavier
- On:
- 0 Comment

Fotografia de Olga Kamenskaya
Uma foca do Baikal ( Pusa sibirica ) mergulha sob o gelo espesso que cobre o Lago Baikal, na Rússia, no inverno. Esta é a única foca do mundo completamente de água doce e não é encontrada em nenhum outro lugar.
Como a espécie se estabeleceu neste lugar — a massa de água doce mais antiga, profunda e volumosa do mundo — permanece um mistério. Especialistas levantam a hipótese de que membros da espécie podem ter viajado rios congelados do Oceano Ártico durante a última era glacial.
Hoje, as focas do Baikal usam suas garras para raspar buracos de respiração no gelo que, no inverno, podem ter até dois metros de espessura. Por mais desafiadoras que essas condições possam parecer, a maior ameaça que as populações de focas do Baikal enfrentam é a poluição das fábricas situadas ao longo das margens do lago.
Olga Kamenskaya ganhou prêmios em inúmeras competições russas e internacionais de fotografia natural e subaquática. Os temas básicos de sua arte são as inter-relações entre o homem e a natureza e a beleza deslumbrante e virtualmente irreal do mundo subaquático.