Projeto de reflorestamento transforma deserto no Paquistão
Surpresa e esperança. São estes os sentimentos causados pelo vídeo publicado por Malik Amin Aslam, assessor do Primeiro Ministro do Paquistão, no Twitter.
As imagens mostram a Reserva Natural de Balloki, há um ano, e atualmente. No “antes e depois” dá para se ter uma ideia dos resultados que o Paquistão pretende alcançar com a iniciativa governamental Tsumani de 10 Bilhões de Árvores, que começou em 2019.
No vídeo é possível ver a terra seca, sem nenhum verde há aproximadamente 1 ano e, nos dias de hoje, uma paisagem com vegetação.
O projeto Tsumani de 10 Bilhões de Árvores foi lançado no ano passado para promover o reflorestamento no Paquistão. O objetivo é plantar 10 milhões de árvores em 5 anos e, com isso, aumentar a cobertura florestal, recuperar áreas degradadas, proteger as reservas já existentes e a biodiversidade, além de gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida no país.
Reprodução YouTube | TRT World
Desafios
Em meio aos desafios trazidos pela pandemia, o projeto também enfrentou denúncias de corrupção. Mas o plantio continua.
Para dar continuidade ao projeto e apoio à população, o governo está contratando trabalhadores desempregados para plantar árvores. Eles recebem 500 rúpias por dia de trabalho, metade da média do que seria pago um emprego formal.
Reprodução YouTube | TRT World
Fonte: CicloVivo