Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Tartaruga considerada extinta há 100 anos é encontrada em Galápagos

Tartaruga considerada extinta há 100 anos é encontrada em Galápagos
5Shares
A tartaruga espécie Chelonoidis phantasticus, considerada extinta há mais de 100 anosFoto: Rerpdução Facebook/Parque Nacional de Galápagos

O Equador confirmou nesta terça-feira (25) que uma tartaruga gigante encontrada em 2019 nas Ilhas Galápagos é uma espécie considerada extinta há 100 anos. Agora, o Parque Nacional de Galápagos está preparando uma expedição para procurar mais tartarugas gigantes na tentativa de salvar a espécie.

A tartaruga foi encontrada na Ilha Fernandina, uma das mais jovens e intocadas do arquipélago, durante uma expedição conjunta entre o Parque Nacional de Galápagos e a Galápagos Conservancy.

Cientistas da Universidade de Yale identificaram a espécie como Chelonoidis phantasticus, considerada extinta há mais de um século.

Nas Ilhas Galápagos, que serviu de base para a teoria da evolução das espécies do cientista britânico Charles Darwin no século 19, muitas variedades de tartarugas convivem com flamingos, atobás, albatrozes e cormorões, uma espécies de aves aquáticas. O arquipélago também abriga uma grande quantidade de flora e fauna em perigo de extinção.

“Era considerada extinta há mais de 100 anos! Reconfirmamos sua existência”, escreveu o ministro do Meio Ambiente, Gustavo Manrique, em sua conta no Twitter. “A esperança está intacta”, completou.

A população atual de tartarugas gigantes de várias espécies é estimada em 60 mil, de acordo com dados do Parque Nacional de Galápagos. Um era conhecido como “Lonesome George”, uma tartaruga macho da Ilha Pinta, a última conhecida da espécie, que morreu em 2012 sem deixar descendência.

Fonte: CNN

5Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *