Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

A aranha que tece fios dourados

A aranha que tece fios dourados
0Shares

dividualmente nas terras altas de Madagascar e muitas horas de trabalho intensivo por trabalhadores especialmente qualificados.

O resultado é fantástico e único.

Um grande tecido bordado à mão, feito exclusivamente de seda de aranha.

Várias adaptações físicas e comportamentais resultaram para minimizar os efeitos da exposição destas aranhas aos predadores.

Em primeiro lugar, as teias são protegidas por uma forte teia de “barreira” em um ou ambos os lados, uma espécie de extensa rede aleatória feita por detritos de plantas e carcaças de insetos aglomeradas com seda. Esta teia de “barreira” pode protegê-los de grandes predadores aéreos, como pássaros.

Além disso, as fêmeas costumam agregar-se umas às outras de modo a que suas teias se tornem interconectadas, reduzindo ainda mais a predação. No entanto, os resultados de estudos para examinar a função desse comportamento são contraditórios.
Enquanto alguns estudos indicam que o comportamento de agregação tem benefícios positivos para a eficiência de captura de presas e reduz a predação aérea, outros resultados sugerem que a “aglomeração de teia” é um processo aleatório influenciado pela densidade populacional e resulta em menor sucesso de predação.

Como a maioria dos tecelões de orbe diurnos, Nephila edulis são oportunistas, alimentando-se de qualquer presa adequada que adere à sua teia. No entanto, às vezes são predadores seletivos e evitam ou removem insetos específicos das suas teias sem se alimentar deles. Isso inclui alguns tipos de vespas, formigas aladas, borboletas, ou alguns besouros que produzem secreções desagradáveis.

As fêmeas de Nephila edulis são capazes de lidar com uma grande variedade de presas, de cerca de 2 mm de comprimento até insetos maiores e mais pesados ​​que elas. Muito ocasionalmente, pequenos pássaros e morcegos são apanhados na teia, mas não se sabe se são comidos pelo hospedeiro.

Quando uma presa adere à sua teia, as aranhas de teia dourada australiana aproximam-se da presa com vibrações de teia e adaptam o seu comportamento de ataque de acordo com o tamanho da presa. As presas pequenas são simplesmente “agarradas e removidas” da teia, enquanto as presas grandes são mordidas pela aranha residente, que então espera que o veneno subjugue a presa antes de ser cortada da teia e embrulhada em seda.

A aranha australiana com orbe dourada existe nas ilhas Cocos Keeling, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Nova Zelândia e Austrália, incluindo a Tasmânia.

Na Austrália, a Nephila edulis é comumente encontrada em todo o país, em florestas abertas e matagais, mas também pode ser encontrada em vegetação densa e perto de pequenos cursos de água. As teias dessa espécie costumam ser encontradas entre arbustos e árvores, mas as aranhas australianas com orbes douradas às vezes constroem as suas teias contra edifícios e outras estruturas.

Fonte: GreenSaver

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *