Nova planta carnívora é descoberta em pântanos da América do Norte
Foto: picture alliance/ getty images
Quem caminha pelos pântanos montanhosos ao longo da costa oeste da América do Norte, principalmente no período do verão, tem uma boa chance de encontrar um asfódelo falso (Triantha occidentalis), uma flor que brota de caules verde-escuros com botões brancos.
O falso asfódelo, encontrado do Alasca ao sul da Califórnia, é uma flor carnívora, devidamente camuflada com sua sutil aparência. Ela apresenta estruturas no caule da flor que se parecem um pouco com as armadilhas pegajosas que outras plantas carnívoras usam para capturar insetos e foi isso que levou à descoberta de suas preferências alimentares.
Os falsos asfodelos pegam insetos usando pêlos pegajosos e de cores vibrantes, antes de secretar enzimas que digerem e liquefazem os animais, absorvendo-os inteiros. Eles também têm uma estação de crescimento muito curta: brotam depois que a neve derrete em maio, florescem em junho e julho, produzem sementes e murcham no início do outono.
A maioria das plantas carnívoras é encontrada em lugares ensolarados com solo pobre em nutrientes, onde a capacidade de digerir insetos oferece uma vantagem. No entanto, produzir estruturas capazes de capturar e devorar animais é energeticamente “caro”; acredita-se que apenas 0,2% das plantas com flores possuam essa habilidade.
Caçar insetos que podem ser polinizadores pode ser contraproducente, mas o estudo aponta que essa flor do pântano captura quase inteiramente pequenas formigas e moscas, mas não polinizadores maiores, como as abelhas.
A descoberta mostra o quanto os cientistas de plantas ainda precisam descobrir, mesmo sobre espécies anteriormente conhecidas. “Tivemos um sinal de que existem mais plantas carnívoras à espera de serem encontradas”, conclui Hoe-Han Goh, pesquisador de plantas da National University Malaysia para a National Geographic.
Fonte: Um Só Planeta