1º jardim tropical do mundo a ser considerado Patrimônio Mundial é brasileiro e fica no RJ
Tempo de celebrar! O Sítio Roberto Burle Marx, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade. O título foi oficializado pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
A novidade dá ao sítio Burle Marx o status de primeiro jardim tropical moderno a se tornar Patrimônio Mundial da ONU. Seu projeto foi desenvolvido há mais de 40 anos pelo paisagista e artista plástico brasileiro que dá nome ao local, falecido em 1994.
A proposta de Burle Marx – que, depois de concretizada, acabou inspirando projetos parecidos ao redor do mundo – foi criar uma “obra de arte viva”, inspirada em conceitos Modernistas, que usasse plantas nativas e servisse como um “laboratório paisagístico” para pesquisadores. No fim da década de 1960, o Sítio chegou a abrigar a coleção mais representativa de plantas que o Brasil já teve!
Hoje, o local possui 3,5 mil espécies das floras tropical e subtropical, cultivadas em harmonia com a vegetação nativa – como manguezais, restinga e elementos da Mata Atlântica.
Outros novos locais ao redor do mundo também foram incluídos pela Unesco na sua Lista do Patrimônio Mundial. Entre eles, os Sítios Pré-Históricos de Jomon, no Japão, a cidade de Nice, na Riviera Francesa, a Igreja de Atlântida, no Uruguai, e o Passeio do Prado e os Jardins do Bom Retiro, em Madri, na Espanha.
Que outro lugar brasileiro você acha que mereceria ser Patrimônio Mundial da Humanidade?
Foto: © Iphan/SRBM
Com informações da ONU News