Responsável pela captura de 30% de todo o CO2 do planeta, Pantanal ganha dia mundial para celebrar sua importância
Demorou, mas o reconhecimento chegou! A partir de 2022, em todo 2 de fevereiro será celebrado em todo o planeta o Dia Mundial dos Pantanais. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas nesse segundo semestre de 2021.
Responsável por 30% da captura de CO2 da Terra, o Pantanal – presente na Bolívia, Paraguai e, sobretudo, no Brasil – presta um serviço socioambiental imensurável à vida no planeta, sendo a maior planície inundável do mundo. Além de ser lar de inúmeras espécies de fauna e flora, o bioma tem papel fundamental na subsistência de populações locais, por meio do turismo e agricultura sustentáveis.
Apesar disso, desde 1970, 35% das áreas de pantanais do mundo foram perdidas, tornando esses sistemas um dos mais ameaçados do planeta, segundo o Pnuma, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Na tentativa de chamar a atenção para a extrema relevância do Pantanal e ampliar os debates sobre a importância de ações voltadas à sua conservação, os países-membros da ONU votaram a favor da instituição do seu Dia Mundial.
“O mundo está atento para a importância de ecossistemas que contribuem para o sequestro de carbono, incluindo manguezais e pantanais. Precisamos todos lutar para que não acabem!”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Enquanto isso, nosso Pantanal caminha para um novo recorde de queimadas em 2021. E aí, Brasil?
Com informações de ONU News
One thought on “Responsável pela captura de 30% de todo o CO2 do planeta, Pantanal ganha dia mundial para celebrar sua importância”