Loja do Boti Recicla em São Paulo, 2019. Foto: Divulgação.
Gigante do ramo dos cosméticos, o Grupo Boticário apresentou recentemente sua mais nova iniciativa de sustentabilidade, que consiste em construir espaços pedagógicos nas escolas públicas do país com plástico reciclado.
A ação inclui um compromisso assumido pela empresa de promover a educação e a conscientização ambiental entre as novas gerações e para divulgar a novidade, a marca lançou um comercial com uma trilha sonora produzida exclusivamente de instrumentos musicais 100% reciclados.
Desde 2006, a companhia possui um programa de logística reversa chamado Boti Recicla, com cerca de quatro mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros. Com o resíduo plástico arrecadado pelo projeto, a marca abriu no ano passado uma loja sustentável no Parque Ibirapuera feita do material.
Agora, O Boticário pretende expandir a ideia e utilizar as embalagens plásticas descartadas para construir também espaços educacionais em escolas públicas pelo Brasil.
O Instituto, por meio de uma pesquisa, irá identificar junto às instituições quais são as carências de equipamentos. Com esse diagnóstico, a empresa poderá direcionar corretamente para qual espaço eles serão destinados: biblioteca, laboratório ou sala de artes, por exemplo.
A ideia é beneficiar 15 escolas pelo país com o projeto, que segue a mesma tecnologia utilizada nas lojas sustentáveis, com espaços de 30m² feitos de 2.2 toneladas de plástico reciclado. As escolas já receberão todo o espaço pronto, inclusive a mobília interna, que também será feita de materiais sustentáveis.