Complexo residencial terá fazenda urbana de 6 mil m2
Renderização: Agrihood/Core
Um condomínio de apartamentos de renda mista que está sendo construído em São Francisco, na Califórnia (EUA), vai incluir uma novidade bastante incomum: uma fazenda de cerca de 6 mil metros quadrados capaz de produzir 9 mil kg ao ano.
Chamado de Agrihood, o complexo residencial é localizado no bairro urbano e contemporâneo de Santa Clara, no Vale do Silício e foi idealizado pela própria comunidade local para solucionar o problema de habitação da região. O condomínio terá 361 unidades de apartamentos com preços variados e cotas específicas abaixo do mercado para contemplar idosos de baixa renda, veteranos, trabalhadores de renda média, entre outros membros da comunidade.
O projeto está sendo construído no local onde costumava ser um dos muitos pomares que cobriam Santa Clara em décadas passadas. “A oportunidade de reviver a orgulhosa herança agrícola de Santa Clara, ao mesmo tempo em que oferece habitações críticas abaixo da taxa de mercado para idosos e outros grupos que lutam para permanecer em Santa Clara inspirou a imaginação da comunidade e gerou colaboração”, diz o site do projeto.
A fazenda urbana
O empreendimento também vai abrigar um pequeno centro comercial e uma fazenda de 1,5 acre (cerca de 6 mil m2) com métodos orgânicos e regenerativos de cultivo para obter rendimentos máximos, mantendo práticas sustentáveis. Os pesticidas serão evitados com o plantio de espécies nativas para aumentar a polinização e controlar os insetos prejudiciais. Programas de compostagem e vermicompostagem fornecerão nutrientes e proteção contra patógenos aos solos e plantas.
Três rotações de safras de alimentos são esperadas por ano, que vão produzir cerca de 9 mil quilogramas de frutas, vegetais, ervas e nozes locais. Alimentos como tomate, abobrinha, alface, berinjela, cebola e batata doce serão vendidos para os moradores do complexo residencial com um grande desconto. A fazenda será administrada pela Farmscape, empresa de agricultura urbana profissional que também contará com a ajuda dos residentes.
Tudo foi pensado para ser um lugar agradável para se viver em comunidade. “A fazenda urbana do Agrihood é uma abordagem revolucionária para equilibrar as demandas de uma vida urbana moderna e transitável com o fornecimento de um espaço ao ar livre crucial para os residentes e vizinhos para alimentação física e mental.”
A agricultura urbana está crescendo em popularidade, com algumas cidades, parques, bairros e condomínios tentando incluir hortas comunitárias, agroflorestas ou fazendas urbanas urbanas em seus planos de desenvolvimento.
É uma ótima forma de aumentar a segurança alimentar em áreas urbanas, reduzindo a pegada de carbono do transporte de alimentos, gerando renda e aumentando o acesso a alimentos saudáveis para comunidades de baixa renda que normalmente vivem em desertos alimentares.
Fonte: Ciclo Vivo