Sustentabilidade na veia: jovem cria moto de madeira movida à energia solar
Aos 17 anos, o ganense Samuel Aboagye é um construtor nato. Depois de virar notícia ao construir uma caixa de som bluetooth com um galão de plástico, o jovem volta às manchetes com sua mais nova invenção: uma moto elétrica feita de madeira e que utiliza energia solar.
“Eu escolhi energia solar com a intenção de reduzir as emissões de carbono no meio ambiente porque elas causam muitas doenças“, conta Samuel, em entrevista ao canal de Efo Selasi, no YouTube. A moto é recarregada usando eletricidade, mas possui um painel solar que ajuda a manter a carga. Ela pode ser usada por cerca de uma semana sem precisar ser carregada.
“Na minha casa tem muita madeira. Os vizinhos pegam para usá-las como lenha nas fogueiras. Um dia desses, eu percebi que aquela lenha poderia ser usada com outro propósito“, explica.
Ele conta que chegou a receber doações na rua depois que começou a desfilar com a moto. “Uma pessoa me deu 100 cedis (cerca de R$ 87) outro dia na rua porque achou minha moto legal“, diz.
O dinheiro ele usou para comprar uma bateria para o motor da scooter que, aliás, veio da máquina de costura de sua mãe. O primeiro protótipo que Samuel construiu era movido à energia das baterias de 20 telefones e levou cerca de duas semanas para ser montado.
Quem ajudou Samuel no processo de construção foi seu professor de Ciências, David Sam Haigan. Ele foi o responsável por orientar na colocação da energia da motocicleta.
A scooter ainda possui um alto falante bluetooth e um rádio que consegue sintonizar em mais de 100 estações em Accra, capital do país.
Samuel tem o sonho de, um dia, fundar sua própria empresa e construir carros, drones, caixas de som e máquinas de lavar.
“Antes do meu pai morrer de diabetes, ele me disse para fazer o meu melhor em tudo que eu fizesse e que eu não prestasse atenção no que as pessoas iriam falar porque eu iria me tornar uma pessoa boa. Era isso que ele me dizia sempre.“