Dinamarca ganha fazenda vertical no meio da cidade que cultiva mil toneladas de orgânicos por ano usando energia eólica
Com auxílio de lâmpadas de LED, a fazenda vertical utilizará energia eólica para abastecimento . Localizada na cidade de Copenhague, na Dinamarca, a grande vantagem da tecnologia é a economia de espaço e água – por ter sistema hidropônico! O modelos de agricultura vertical vêm ganhando espaço no mundo inteiro, pois, além de simples e práticos, são 100% orgânicos.
O grupo YesHealth é o detentor da tecnologia e dono da fazenda em questão, que é totalmente automatizada. Segundo a empresa, se comparada com os métodos tradicionais, a tecnologia é mais barata. Isso porque consegue produzir muito mais em menos espaço, precisa de menos água e sua produção é garantida, independente do clima da região.
Atualmente, a maior parte do alface comprado na Dinamarca é importado da Espanha, Itália ou até mesmo do Quênia por conta de condições climáticas. Com a nova tecnologia, além de todos os outros benefícios, deixa-se de desperdiçar alimentos durante o transporte.
Segundo a investidora Nordic Harvest, uma fazenda como essa, do tamanho de 20 campos de futebol, seria suficiente para alimentar o país inteiro! A estrutura tem, atualmente, aproximadamente 7 mil metros quadrados. A previsão é de que a primeira produção esteja nos mercados em janeiro do ano que vem.
Fonte: The Greenest Post