Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Baleia ‘Moby Dick’ faz aparição rara na Jamaica [vídeo]

Baleia ‘Moby Dick’ faz aparição rara na Jamaica [vídeo]
0Shares

As baleias brancas conhecidas como Moby Dick foram vistas pela última vez há 6 anos Foto: reprodução

Uma baleia cachalote branca, conhecida do clássico literário “Moby Dick“, foi avistada na costa da Jamaica, numa aparição rara (vídeo abaixo) – a última foi vista em 2015.

Os marinheiros a bordo do petroleiro holandês Coral EnergICE viram o grande cetáceo no último dia 29 de novembro e a informação foi divulgada agora em dezembro.

O capitão Leovan Toly gravou um pequeno vídeo da cachalote perto da superfície da água e enviou o vídeo para sua parceira de navegação, Annemarie van den Berg, diretora da organização de caridade SOS Dolfijn, que trabalha na preservação das baleias na Holanda.

Depois de confirmar com especialistas que a baleia era realmente um cachalote, o SOS Dolfijn compartilhou o vídeo na página da organização no Facebook. (veja abaixo)

“Não sabemos o quão raros são os cachalotes”, disse Shane Gero, especialista em cachalotes da Universidade Dalhousie, no Canadá, e fundador do Dominica Sperm Whale Project, por e-mail.

“Mas eles são vistos de vez em quando.”

Conto literário

No romance de Herman Melville, Moby Dick é um aterrorizante cachalote branco caçado pelo vingativo Capitão Ahab, que perdeu a perna para a baleia dentada.

O livro é narrado pelo marinheiro Ishmael, que disse a famosa frase:

“Foi a brancura da baleia que me horrorizou”, ao se referir à sua palidez.

Embora a baleia Moby Dick seja fictícia, cachalotes brancos são reais.

A brancura é o resultado de albinismo, ou leucismo. Essas condições afetam a capacidade das baleias de produzir o pigmento melanina, que é responsável por sua cor cinza normal.

Baleias brancas

Os cientistas não têm certeza de quantos cachalotes brancos existem, disse Gero.

Cachalotes (Physeter macrocephalus) também são extremamente esquivos e difíceis de estudar devido à sua capacidade de mergulhar nas profundezas do oceano por longos períodos de tempo.

“É fácil para uma baleia se esconder, mesmo uma que seja tão longa quanto um ônibus escolar”, disse Gero. “Portanto, mesmo que houvesse muitos cachalotes brancos, simplesmente não os veríamos com muita frequência.”

O último avistamento documentado de um cachalote branco ocorreu em 2015 na ilha italiana da Sardenha.

Elas também apareceram na Dominica (nas Caraíbas) e nos Açores (no Atlântico) nos últimos anos, disse Gero.

Assista aparição mais recente, na Jamaica:

Com informações do The Guardian

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *