Embalagem de cogumelos. A embalagem sustentável da Ikea
Certamente perderíamos a conta para calcular a quantidade de poliestireno que a Ikea usa a cada ano para proteger seus produtos. Infelizmente, o isopor não é biodegradável e não é facilmente reciclável. A Ikea procura fazer a sua parte e procura um material melhor para esta função.
A nova embalagem é feita de micélio de cogumelo . Um material que a Ikea planeja usar como material de embalagem sustentável.
O micélio é um material denso e de rápido crescimento, pode ser cultivado em um molde para produzir diferentes formas de embalagem para diferentes produtos. Podemos fabricar embalagens personalizadas naturais . Uma vez que a densidade e a forma desejadas são alcançadas, ele desidrata, o que interrompe o crescimento.
Uma vez usado como material de embalagem, o micélio pode ser deixado ao ar livre ou enterrado e se degradará em um mês . Um material que, além de não poluir, elimina o incômodo sistema de reciclagem do poliestireno.
A IKEA não é a primeira empresa a incorporar embalagens de micélio, a Dell já a utiliza em servidores há alguns anos , mas dada a quantidade de móveis que a Ikea vende, pode fazer com que o seu consumo aumente em detrimento do poliestireno, podendo abrir o caminho para uma embalagem mais amiga do ambiente.
Poderia este material orgânico ser o único a substituir o plástico?
Eben Bayer e Gavin McIntyre, fundadores da Ecovative Design, já conseguiram uma solução semelhante com seu produto EcoCradle . Um material muito semelhante ao plástico, feito a partir de fungos e resíduos agrícolas. Para obtê-lo, um concentrado de células extraídas das raízes de fungos é adicionado a certos resíduos agrícolas. Essas células secretam enzimas que ajudam a decompor resíduos agrícolas, criando uma rede consistente de filamentos microscópicos com múltiplas qualidades. Ao submeter estes filamentos a altas temperaturas, obtém-se um material adesivo e compacto com o qual se cria o novo polímero.
Fonte: Ecoative .