Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Homem com paralisia e 69 anos trabalha diariamente para retirar plásticos de rio perto da sua casa

Homem com paralisia e 69 anos trabalha diariamente para retirar plásticos de rio perto da sua casa
2Shares

Há quase 2 décadas, todos os dias, o indiano N S Rajappan, de 69 anos, acorda antes do amanhecer e rasteja por minutos até seu barco rural para passar o dia fazendo aquilo que mais ama: contribuir para salvar o rio Meenachil, localizado no Estado de Kerala, que desde a infância ajuda a garantir água para sua família.

Vítima de poliomielite ainda criança, Rajappan perdeu o movimento das pernas muito pequeno e sofreu a vida toda por ser subestimado nos trabalhos que conseguia, por conta de sua condição física. Na coleta de garrafas plásticas no rio, achou um propósito!

Para além de tirar os resíduos da água, quando ele chega em casa, ainda os limpa, seca e separa por tipo para deixá-los prontos para a coleta de um órgão ambiental local, que passa uma vez a cada alguns meses em seu vilarejo para buscar o lixo e reciclá-lo.

Há alguns meses, o trabalho voluntário de Rajappan ganhou reconhecimento internacional, graças ao fotógrafo Nandu Ks, que fez um registro do indiano em seu barco e postou no Facebook. A foto viralizou e ajudou Rajappan a realizar o maior sonho que tinha na vida: ampliar o impacto positivo que causava por meio de seu trabalho como catador.

Ele ganhou um barco maior para poder coletar ainda mais resíduos diariamente – no antigo barco rural, seu limite eram 4 sacos de plástico por dia – e deu uma lição de inspiração e consciência para pessoas de todo o mundo que, por meio da imprensa, tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho.

Ele ainda ganhou uma cadeira de rodas motorizada, passou a receber acompanhamento médico para sua paralisia e foi reconhecido durante a premiação internacional Shining World Awards, na categoria Proteção da Terra, concedida pelo governo de Taiwan e entregue pela humanitária Suprema Mestra Ching Hai. Pela contribuição que está dando à conservação do meio ambiente, Rajappan ganhou US$ 10 mil da iniciativa, que usará para reconstruir sua casa no vilarejo onde mora, destruída parcialmente por uma enchente.

Fonte: The Greenest Post

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *