Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Horta orgânica no Guarujá beneficia famílias de baixa renda

Horta orgânica no Guarujá beneficia famílias de baixa renda
0Shares

Quem chega ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, no litoral de São Paulo, é surpreendido com as cores e a beleza das hortaliças e verduras da Horta Orgânica Solidária. Cultivados sem nenhum tipo de conservante ou agrotóxico, os alimentos vão direto para a mesa de centenas de famílias carentes.

Os beneficiários compõem o cadastro oficial de extrema vulnerabilidade em segurança alimentar da cidade. Tais pessoas são encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para o Fundo Social. Além de receber cestas básicas, elas levam também verduras e hortaliças orgânicas, de acordo com a colheita da horta.

Além de contribuir com a alimentação de famílias de baixa renda, a horta tem como objetivo incentivar a educação ambiental e a alimentação saudável.

horta Guarujá
Educação ambiental: Alunos de escola aprendem sobre plantio e compostagem. | Foto: Prefeitura de Guarujá

Horta Orgânica Solidária

A horta, montada na sede do FSS, conta com mais de 60 canteiros das mais variadas espécies. No local, são aplicadas apenas técnicas naturais como a adubação orgânica oriunda de composteiras e minhocários.

São cultivadas alface, beterraba, repolho, rúcula, acelga, espinafre, escarola, brócolis, almeirão, salsa, cebolinha e coentro. O tempo de colheita varia de acordo com cada espécie, cerca de 20 a 30 dias.

Diariamente, os canteiros são regados e limpos. A equipe observa se as verduras estão crescendo, se necessitam de sol ou mesmo de cobertura para que se desenvolvam. A cada nova colheita, os canteiros são readubados para receber mudas e sementes.

“O solo brasileiro é rico, tudo o que se planta dá. Lembro que, antigamente, nossos avós e pais cultivavam no quintal de casa. As novas gerações precisam aprender a dar valor ao meio ambiente e à alimentação saudável”, afirmou um dos responsáveis pelo projeto, Ailton Jesus da Silva, mais conhecido como Chef Brown e professor do Fundo Social.

VEJA TAMBÉM:

Várias pontes verdes que passarão sobre estradas e ferrovias vão ser construídas na Suécia

Cobras invasoras deslocam o corpo em ‘movimento de laço’ inédito – veja vídeo

A Fascinante Flor Australiana Cujas Pétalas Formam Beija-Flores

 

Chef Brown enfatiza a alegria de ver que, em muitas escolas municipais e creches, existem hortas orgânicas, despertando desde cedo nas crianças, o prazer pelo cultivo da terra.

“É mais que um trabalho, é uma terapia. Como é gratificante ver a satisfação das famílias quando recebem um maço de salsa, alface e outras verduras. Não tem preço”, comentou Brown.

Com informações de Prefeitura de Guarujá

Por Ciclovivo

0Shares

Trajano Xavier

One thought on “Horta orgânica no Guarujá beneficia famílias de baixa renda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *