Dinamarca vai construir ilha artificial para produzir energia renovável
A Agência Dinamarquesa de Energia anunciou, nesta quinta-feira (04), que irá iniciar a construção de uma ilha artificial no Mar do Norte, a qual funcionará como um centro de energia verde. A pretensão é que o complexo gere energia suficiente para abastecer 10 milhões de lares europeus.
A ilha medirá cerca de 120.000 metros quadrados, o equivalente a 18 campos de futebol, e estará localizada a 80 quilômetros da costa da península Jutlândia. O centro será uma usina offshore — em tradução literal, “fora da terra” — que abrigará centenas de turbinas eólicas.
O país definiu 2050 como a data limite para a extração de petróleo e gás no Mar do Norte, além de ter cancelado licitações futuras de exploração de combustíveis fósseis.
A Agência Dinamarquesa de Energia comunicou ainda que existem planos para uma transição justa dos funcionários afetados.
Para atingir o objetivo de neutralidade climática, outra meta definida foi a de 300 GW de energia eólica offshore sendo gerados no total por todo o país, não apenas na ilha.
A ideia é que futuramente a ilha ofereça 10 GW de potência para os habitantes europeus. Entretanto, a princípio as instalações terão a capacidade de gerar energia para apenas 3 milhões de lares, o que implica em 3 GW. Para a primeira fase, são esperadas 200 turbinas eólicas.
O ministro dinamarquês do Clima, Dan Jørgensen, comentou o seguinte sobre a construção da usina eólica:
ESTE É REALMENTE UM GRANDE MOMENTO PARA A DINAMARCA E PARA A TRANSIÇÃO VERDE GLOBAL. ESTA DECISÃO MARCA O INÍCIO DE UMA NOVA ERA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL NA DINAMARCA E NO MUNDO E VINCULA METAS CLIMÁTICAS MUITO AMBICIOSAS COM CRESCIMENTO E EMPREGOS SUSTENTÁVEIS.
A fim de possibilitar a expansão do projeto, a ilha também contará com um porto e instalações direcionadas para armazenar e converter a eletricidade. O objetivo a longo prazo é ser capaz de gerar a energia na ilha, convertê-la e transmiti-la por cabos submarinos.
Fonte: Mundo Conectado
2 thoughts on “Dinamarca vai construir ilha artificial para produzir energia renovável”