Cientistas encontram microplásticos no sangue humano pela primeira vez
Um estudo pioneiro encontrou contaminação microplástica pela primeira vez no sangue humano em quase 80% das pessoas estudadas.
O impacto que isso tem em nossa saúde é desconhecido no momento. Mas os pesquisadores estão muito preocupados porque os microplásticos danificam as células humanas em laboratório , e já se sabe que partículas da poluição do ar entram no corpo e causam milhões de mortes prematuras por ano.
Analisadas amostras de sangue de 22 doadores, todos adultos saudáveis, foram encontradas partículas de plástico em 17 deles.
Metade continha plástico PET, que é comumente usado em garrafas de bebidas, enquanto 1/3 continha poliestireno, usado para embalar alimentos e outros produtos. Um quarto das amostras de sangue continha polietileno, do qual são feitas as sacolas plásticas.
VEJA TAMBÉM:
Edifício sustentável abrigará mais de 1000 árvores na Austrália
RECEITA – Sangria tradicional portuguesa de vinho tinto
Savanização ameaça a sobrevivência de mais de 200 espécies de animais das florestas
Os microplásticos estão lá e se movem por todo o corpo.
Bebês e crianças pequenas em geral são conhecidos por serem mais vulneráveis à exposição a produtos químicos e partículas, o que é motivo de grande preocupação.
A nova pesquisa foi publicada na revista Environment International e adapta as técnicas existentes para detectar e analisar partículas de até 0,0007 mm. Algumas das amostras de sangue continham dois ou três tipos de plástico. A equipe utilizou equipamentos especiais para evitar a contaminação.
Fonte: Ecoinventos