Assobios-assinatura são como os nomes são para os humanos, pois identificam cada indivíduo da espécie
Uma pesquisa inédita da ONG brasileira Ocean Sound identificou pela primeira vez que os golfinhos-nariz-de-garrafa emitem sons de identidade únicos para cada indivíduo, chamados de assobios-assinatura. A descoberta foi feita no Arquipélago de Revillagigedo, no México, e publicada na revista científica Marine Mammal Science.
“Escolhemos estudar os golfinhos nessa região porque é uma área protegida, um arquipélago de exuberante e rara vida marinha, sem nenhuma publicação científica anterior acerca de sua população de golfinhos, absolutamente desconhecida para a ciência”, explica Raul Rio Ribeiro, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador da ONG.
Os golfinhos-nariz-de-garrafa ficaram famosos por conta de um seriado dos anos 60 e ficaram conhecidos como ‘flipper”, nome do animal que era protagonista da série. Vivem em águas tropicais e temperadas de todo o mundo e são ameaçados de extinção pela captura acidental em redes de pesca, degradação do seu habitat, e também pela poluição química e sonora.