Fascinante cidade flutuante na forma de uma arraia 100% auto-suficiente
O arquiteto francês Jacques Rougerie imaginou uma cidade flutuante gigante que tem uma semelhança impressionante com uma arraia manta . Ele batizou este projeto como Cidade de Mériens .
Não é o primeiro projeto relacionado ao mar da Rougerie, seu navio SeaOrbiter está atualmente em produção. Sua lagoa interior receberia navios dedicados à pesquisa oceanográfica. Esta “cidade flutuante” teria pouco mais de 900 m de comprimento e quase 500 m de largura, devido ao seu tamanho teria capacidade para 7.000 pesquisadores, professores e alunos e será equipada com laboratórios, salas de aula, habitação e espaço de lazer atividades e esportes.
A cidade de Mériens seria completamente autossuficiente, obtendo energia de fontes renováveis e minimizando seu impacto no meio ambiente, não produziria resíduos. Se não bastasse a ideia de uma estrutura inteiramente dedicada a compreender e cuidar do meio ambiente oceânico, o fato de ela ter sido projetada para não causar impacto em seu entorno é ainda mais empolgante.
Rougerie descreve seu amor pelo mar em entrevista à rádio francesa Inter: “Sinto-me muito, muito confortável debaixo d’água. Eu me sinto diferente. Minha imaginação acende assim que estou debaixo d’água. “Minha esperança é que outros que compartilham esse amor comigo continuem estudando e protegendo os mares da Terra.”
Fonte: Ecoinventos