Este hotel-cápsula é 100% autossuficiente e sustentável
Está a nascer um novo conceito de hotel alinhado com o meio ambiente, que prima pela eficiência e pela sustentabilidade. Chama-se “District Hive”, é o primeiro podtel autónomo do mundo, e foi criado por uma empresa sedeada em Portugal.
Trata-se de um “alojamento de luxo para viajantes à procura de se desconectarem do mundo”, descreve a Districthive, tendo sido projetado numa perspetiva turística de uma forma sustentável, ecológica e responsável.
O hotel-cápsula é 100% autossuficiente e consiste num módulo transportável que pode ser instalado em qualquer local, com um sistema de seis pés, não danificando o terreno onde é instalado nem os recursos locais. Este gera a sua própria energia através do sol, tendo armazenamento energético suficiente para quatro dias sem sol, e gera a sua própria água através do ar. Tem um sistema de esgoto que transforma o desperdício em cinza e as águas cinzentas são filtradas através de dois processos de filtragem para que a água possa ser usada na irrigação.
O módulo tem 35 metros quadrados e é composto por uma cozinha e sala de jantar, um quarto, uma casa de banho, armários e prateleiras modulares multifuncionais, uma área de terraço e também uma pequena e necessária sala para instalações onde se concentra todo o equipamento técnico.
A cápsula é controlada por uma Inteligência Artificial chamada “Hivemind”, que permite monitorizar todos os sistemas e consumos energéticos. É intuitiva e dá apoio aos hóspedes durante a sua estadia assegurando uma experiência high-tech.
O primeiro hotel está agora instalado no Deserto de Gorafe, em Granada, Espanha. Veja na galeria algumas fotografias: