Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Brasileiro cria tampões biodegradáveis ​​feitos com resíduos de banana

Brasileiro cria tampões biodegradáveis ​​feitos com resíduos de banana
0Shares

Uma universitária chamada Rafaella de Bona Gonçalves apresentou um tampão biodegradável à base de fibra de bananeira , com o objetivo de ajudar a população que muitas vezes não tem o fator econômico durante seu ciclo feminino.

As casas comerciais que apresentam almofadas comuns para os ciclos femininos representam um ônus econômico considerável que poderia ser mitigado se tivessem um material mais sustentável. É isso que Gonçalves procura.

O estudante de design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está focado nessa iniciativa desde 2019. “Decidi escolher o primeiro, que é a erradicação da pobreza, para acabar com a pobreza em todos os lugares e de todas as formas” , menciona quando questionado sobre os objetivos buscados.

Gonçalves tem se preocupado com as mulheres em situação de rua que vivem nas ruas e que, como qualquer outra, a data dos ciclos das mulheres deve ser atendida corretamente. “ Foi então que me deparei com os problemas das mulheres na rua. Eles têm necessidades diferentes [do homem]; por exemplo, elas engravidam na rua, têm seus ciclos e às vezes são tratadas de forma depreciativa. Isso foi um choque para mim porque, como mulher, que tem seus ciclos todos os meses, eu nunca tinha pensado em como eles passaram por esse período.”

No país amazônico existem aproximadamente 13 milhões de pessoas de baixa renda e onde as mulheres ficam divididas entre alimentos ou absorventes. Quando essas mulheres são chefes de família, o resultado já é conhecido.

O nome deste protótipo chama-se “Maria”, e tem sido um aliado neste particular. Fazendo algumas pesquisas, o empresário chegou a estas conclusões: “ Acabam usando um pedaço de pano, um pedaço de papelão e sacolas plásticas”. Muitas delas também não têm roupa interior, por isso não pode ser penso higiénico ”, disse Gonçalves, percebendo que um tampão biodegradável era a melhor opção.

“Maria” é higiénica, prática, descartável e universal . Também é bom para o planeta porque é biodegradável e não incentiva a poluição ambiental em sua fabricação.

Explicando o processo criativo, Gonçalves reconhece que se inspirou no filme de Hollywood ‘Absorbing the Taboo’. “ A ideia surgiu de um vídeo que vi na internet. Nele, uma mulher na rua mostrou como fazer um tampão a partir de um externo. Ele tirou a parte de algodão da almofada normal, enrolou e transformou em um tampão .”

Atualmente, o governo brasileiro está tomando medidas para a distribuição de “Maria”. Ter acesso a produtos de higiene de qualidade não deve ser um privilégio; Deve ser um direito de todas as mulheres do mundo.

O IF Design Talent Award foi entregue em 2019 à ambientalista supracitada por seu empreendedorismo chamado Maria. O prêmio é um dos benefícios de pensar no bem-estar dos outros.

“ Receber a notícia de ser um dos vencedores foi incrível, ainda mais com um projeto social que levanta um problema que muitas vezes passa despercebido” concluiu Gonçalves.

Fonte: El Tierrero

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *