Espécie de Zazu, de ‘Rei Leão’, corre risco de entrar em extinção
As mudanças climáticas, de forma geral, impactam grandemente na vida de diversas espécies de animais e plantas. Esses problemas ambientais, associados à ação humana no meio ambiente, trazem dificuldades para, por exemplo, a reprodução da fauna local, o que pode acarretar na extinção de diversas espécies.
Entre as espécies afetadas pelas mudanças climáticas, se encontra o calau-de-bico-amarelo, ave que inspirou a criação do personagem Zazu, de ‘O Rei Leão’ (1994). A espécie pode ser encontrada principalmente nas savanas africanas.
Em estudo publicado na revista Frontiers in Ecology and Evolution, espécimes de calau-de-bico-amarelo tiveram seu comportamento analisado de 2008 a 2019, no deserto do Kalahari, no sul da África, como reportou a revista Galileu.
A reprodução se inicia no período de chuvas, e durante a procriação, a fêmea se fecha no ninho, onde fica por cerca de 50 dias, para chocar e cuidar dos filhotes. Até que esse período se passe, o macho é responsável por levar alimento à fêmea e aos filhotes, por uma única fenda no ninho.
Este tipo de ninho tem como objetivo garantir a proteção dos predadores, porém faz com que as aves tenham maior dependência de disponibilidade de recursos, como alimento, na região. Logo, com os aumentos de temperatura registrados na região, notou-se que a taxa de sucesso de reprodução caía conforme a temperatura aumentava. Não foram registradas tentativas de acasalamento bem-sucedidas acima dos 35,7ºC.
Até quando teremos o ‘Zazu’?
Nicholas Pattinson, primeiro autor do estudo e ecologista na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, explica que “grande parte da percepção pública dos efeitos da crise climática está relacionada a cenários calculados para 2050 e além, no entanto, os efeitos da alteração do tempo são atuais e podem se manifestar não apenas durante a nossa vida, mas até em uma única década”.
Segundo o pesquisador, até 2027 o calau-de-bico-amarelo não conseguirá mais se reproduzir no deserto do Kalahari.
Fonte: Aventuras na História