Segundo pesquisa, árvore conífera “Gran Abuelo” pode ter mais de 5 mil anos, superando o atual recordista, um pinheiro da Califórnia chamado de “Matusalém”
Uma testemunha única da história humana pode ser encontrada nas florestas verdejantes ao sul do Chile. Trata-se de uma árvore conífera cuja idade foi estimada em mais de cinco mil anos. A pesquisa foi liderada pelo jovem cientista chileno Jonathan Barichivich, que desenvolveu um novo método para estimar a idade das árvores, destaca a revista Science.
Se confirmado, a árvore localizada no Parque Alerce Costero superaria em muito o atual recordista, um pinheiro chamado “Matusalém” do leste da Califórnia que se acredita ter 4.853 anos. Para chegar à idade da árvore chilena, Barichivich, que trabalha no Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais de Paris, usou uma combinação de modelos computacionais e métodos tradicionais.
Embora tenha sobrevivido a inúmeras eras da civilização humana, a árvore batizada de “Gran Abuelo” (bisavô) e dona de um tronco com quatro metros de diâmetro, ainda não tem a proteção que merece. Segundo o pesquisador, visitantes muitas vezes saem da plataforma de observação, pisam nas raízes da árvore e até tiram pedaços de sua casca.
Árvores semelhantes nos Estados Unidos, por exemplo, têm sua localização oculta para evitar danos, comparou. Estima-se que, atualmente, menos de 30% da árvore esteja realmente viva. Barichivich disse esperar que as pessoas possam “pensar por uma fração de segundo sobre o que significa viver 5.000 anos” e colocar suas vidas e a crise climática em perspectiva.
Fonte: Um Só Planeta