Pássaro considerado extinto é visto pela 1ª vez em 172 anos na Indonésia
O black-browed-babbler já estava considerado em extinção há mais de 172 anos, já que a última vez em que foi registrado foi em 1848. Nativo da Indonésia, a boa notícia é que o pássaro foi redescoberto na Ilha de Bornéu, de acordo com confirmação da ONG Global Wildlife Conservation. Apesar de inúmeras campanhas lançadas para encontrar a ave rara, a última vez que o pássaro foi visto foi quando um grupo de cientistas descreveu pela primeira vez o animal.
Da espécie Malacocincla Perspicillata, ele já estava considerado extinto quando dois moradores da província de Kalimantan do Sul, na Indonésia, fotografaram a espécie e a devolveram à natureza. A sorte é que eles compartilharam as imagens, que chegaram às mãos de um grupo de ornitólogos, que confirmaram formalmente se tratar da espécie black-browed-babbler.
De acordo com Panji Gusti Akbar, esta ave é com frequência considerada o maior enigma da ornitologia da Indonésia. “É impressionante saber que ela não está extinta e que ainda vive nos bosques das terras baixas. Foi como uma iluminação”, comemora. Ele, que publicou um artigo no periódico BirdingASIA, diz que sabe-se muito pouco sobre a espécie à medida que ela estava considerada extinta. Ainda segundo ele, mais de 150 espécies de pássaros em todo mundo são consideradas “extintas” por não serem vistas nos últimos 10 anos. Tomara que a gente continue se confundindo!
Fonte: Balaio do Bem
One thought on “Pássaro considerado extinto é visto pela 1ª vez em 172 anos na Indonésia”