Jornalista transforma sua casa em fazenda urbana hidropônica
Um amigo da família de Ramveer Singh, indiano que vive na cidade de Bareilly, foi diagnosticado com câncer em 2009. Ramveer, que é jornalista, foi pesquisar quais seriam as possíveis causas da doença e descobriu que diversos tipo de câncer estão relacionados a agrotóxicos ou pesticidas usados na agricultura. Foi então que ele decidiu mudar o rumo da sua vida e se dedicar ao cultivo de vegetais orgânicos. “Isso me assustou e decidi manter minha família longe de tais riscos”, lembra ele.
Pensando na saúde da sua família e da sua comunidade, ele deixou o seu emprego em tempo integral e foi para uma propriedade rural da família. “A fazenda fica a 40 km de Bareilly, e eu viajei para cultivar as hortaliças e aumentar a produção na terra”, contou ele ao jornal local,The Better India.
Ramveer usou sua experiência como jornalista, espalhou a notícia da sua produção e passou a vender os produtos orgânicos que cultivava na fazenda. Mas, esta história ainda iria ter uma outra grande reviravolta.
A ausência do uso do solo pode ser estranha em primeiro momento, mas o sistema hidropônico faz com que todos os nutrientes e minerais que a planta necessita sejam entregues através de uma solução nutritiva, evitando que grande parte desses compostos seja levada terra abaixo.
“Fiquei fascinado com o tipo de método de cultivo. Não requer solo e pode ser cultivado com menos risco de pragas. Além disso, economizou quase 80% da água necessária para o cultivo de plantas”, diz ele.
O ex-jornalista e agora agricultor decidiu então ficar mais tempo em Dubai e aprender tudo o que podia sobre o método. Ele voltou e decidiu mais uma vez investir em uma nova maneira de viver e começou um cultivo de hortaliças na própria casa, no meio da cidade. A iniciativa deu super certo e Ramveer transformou sua casa de três andares em uma fazenda de hidroponia.
Fazenda urbana de comida saudável
As varandas e espaços abertos da casa de Ramveer receberam canos de PVC e outras estruturas para a montagem de sistemas hidropônicos. “Instalei dois métodos para a fazenda usando Nutrient Film Technique (NFT) e Deep Flow Technique (DFT)”, conta ele.
Hoje a fazenda urbana ocupa um espaço de está espalhada por um 750 metros quadrados ode crescem mais de 10 mil plantas. São plantados e colhidos por ali quiabo, pimenta, pimentão, cabaça, tomate, couve-flor, espinafre, repolho, morango, feno-grego e ervilhas verdes.
“Cultivo todos os vegetais sazonais com hidroponia. O sistema é projetado com tubos de PVC e circula a água com a ajuda da gravidade. O arranjo garante que cerca os nutrientes cheguem às plantas, introduzindo-os na água corrente. O método economiza 90% no uso de água”, explica.
Hoje, o agricultor acredita que a técnica de cultivo hidropônico é mais saudável e melhor do que a agricultura orgânica. “Sinto que as hortaliças cultivadas em cultivo hidropônico têm melhor absorção de nutrientes. Além disso, o método não apresenta risco de poluição do solo, pois um agricultor vizinho que pratica agricultura química pode expor o solo ou as plantas pulverizando produtos químicos ou pesticidas na agricultura convencional. A agricultura hidropônica é independente de produtos químicos nocivos”, diz ele.
A fazenda da família continua produzindo alimentos orgânicos, mas a produção de Ramveer não depende dela. “Eu não preciso viajar uma longa distância para meu suprimento semanal de vegetais. Eu colho fresco da minha fazenda e uso na cozinha”, acrescenta.
Compartilhando conhecimento
Além do comércio de produtos orgânicos, o ex-jornalista passou também a vender kits para a produção hidropônica de vegetais. Isso porque a fazenda urbana chamava a atenção e muita gente vinha perguntar a Ramveer como ele cultivava seu alimento. Hoje a empresa Vimpa Organic & Hydroponics vende comida saudável, kits para hidroponia e ainda painéis fotovoltaicos e sistemas de energia solar.
“Sinto-me orgulhoso de que meus esforços e método de cultivo único ajudaram a mim e a muitos outros a cultivar vegetais sem produtos químicos nocivos”, afirma o agricultor.