Jovem cria painéis com resíduos orgânicos que servem de janelas e produzem energia
O uso de janelas com essa inovação permite que a luz ultravioleta do sol seja utilizada e outros dispositivos para transformá-la em energia doméstica. Conhecido como sistema AuREUS, foi inventado por Carvey Ehren Maigue, com apenas 27 anos .
O estudante da Universidade de Mapúa, nas Filipinas, acredita que esse sistema pode ser visto como uma evolução no uso de paredes e janelas, pois são adequados para o uso de tecnologia para sintetizar resíduos recicláveis.
Janelas convencionais, o que elas fazem é repelir os raios do sol para que a temperatura interna permaneça fresca. Mas essas tecnologias não aproveitam a energia potencial encontrada no sol. Isso serviu para tornar a invenção prática.
AuREUS é feito de resíduos, então a matéria-prima não é cara. Também pode ser implantado em painéis, janelas e paredes. Com este sistema, a energia do fóton forte é absorvida por partículas luminescentes derivadas de frutas e vegetais, que a devolvem como luz visível.
“AuREUS é na verdade um material, ou uma tecnologia, que permite que outros dispositivos coletem luz ultravioleta e a convertam em eletricidade. AuREUS é baseado em material plástico, para que possa ser moldado em diferentes formas. Com AuREUS um edifício inteiro pode se tornar fazendas verticais de energia solar” , mencionou o jovem inventor.
Se o sistema AuREUS for implementado em várias esferas, as perdas dos agricultores podem ser mitigadas. Já que os resíduos poderiam ser utilizados para uso prático, o que poderia afetar a economia local. O Prêmio James Dyson 2020 foi concedido a Maigue por seu sistema AuREUS.
Os elementos mais importantes de sua invenção podem ter origem em plantações apodrecidas, já que possuem “componentes orgânicos luminescentes” que “convertem energia ultravioleta em luz visível”.
O sistema é eficaz mesmo quando não está sob luz solar direta, porque pode coletar os raios ultravioleta através das nuvens e quando rebatem nas paredes, calçadas e outros edifícios. Isso o diferencia do sistema de painéis solares que atualmente é o mais conhecido.
O estudante de engenharia pensa que todo edifício pode se tornar uma fonte vertical de energia. O material pode assumir qualquer forma e o seu desenho final não altera a decoração nem a estética.
Maigue pretende tornar seu produto mais viável no mercado o mais rápido possível, por isso está dedicando mais tempo às suas pesquisas.
Janelas solares adaptadas podem alimentar pequenos motores DC. Partículas de alta energia são absorvidas por partículas luminescentes que as reenviam como luz visível.
Um uREUS é baseado em um material plástico, portanto, pode assumir diferentes formas e absorver energia. As células fotovoltaicas convencionais não têm a capacidade de capturar luz ultravioleta de alta energia.
Dispositivos AuREUS, como as janelas solares boreais e a parede solar astralis , funcionam da seguinte maneira. Partículas de alta energia são absorvidas por partículas luminescentes que são remetidas como luz visível. Essas partículas são suspensas em um substrato de resina e usadas como núcleo da tecnologia em ambos os dispositivos.
Quando os raios do sol atingem a superfície, as partículas são absorvidas e remetidas como luz visível. Esta luz capturada é convertida em eletricidade de corrente contínua com os reguladores adequados .
A inspiração do projeto AuREUS é baseada em três princípios fundamentais
- Minimize o excesso de exposição aos raios UV em áreas urbanas induzida por edifícios de vidro.
- Produza fazendas solares que são verticais.
- Evite perdas de agricultores.
Tudo parece indicar que AuREUS veio para ficar e se impor como um material ecológico que pode ser muito usado.