Jovem desenvolve drones capazes de plantar até 100 mil árvores por dia
Susan Graham é a profissional australiana que está focada na construção de um sistema de drones que pode plantar milhões de árvores em um período de um ano.
Essa iniciativa visa coibir os efeitos do desmatamento e da degradação florestal. Falar sobre o que está acontecendo nas florestas e não fazer nada a respeito é irresponsabilidade coletiva.
As emissões de carbono do mundo representam um problema que aumenta a cada dia devido ao efeito da extração excessiva de madeira e queimadas. Portanto , a contribuição que a tecnologia pode dar nesse sentido pode fazer a diferença.
Os drones podem plantar em áreas que, por adversidades implícitas, a mão humana não consegue alcançar. Além disso, eles podem escanear o solo e perceber dados que permitem avaliações por agricultores e cientistas.
“Cada [grupo de] drones está fazendo cerca de 10 hectares por dia agora”, disse o gerente do projeto.
Graham apresenta um sistema de drones muito bem suportado tecnologicamente, e que apresenta uma possibilidade de semear dez vezes mais rápido do que com incidência humana . Esses robôs podem lançar uma semente por segundo, respeitando o padrão de plantio estabelecido no programa de computador.
Com o drone, a área pode ser mapeada e um modelo 3D do terreno é gerado . Os dados são baixados e, graças aos algoritmos desenvolvidos, são tomadas as decisões sobre onde plantar.
Por muitos anos, ela foi plantada da mesma maneira, de modo que as inovações podem ser difíceis de assimilar em primeira instância. Mas se a tecnologia conseguiu melhorar a qualidade de vida em diferentes âmbitos, o mesmo pode acontecer com o reflorestamento .
As árvores são essenciais para combater as mudanças climáticas e isso é uma verdade incontornável . Por isso, é urgente encontrar uma forma de semear de forma mais expedita, para travar o efeito climático. A função de uma árvore é levar o carbono da atmosfera para o solo, onde promove a vida.
Incentivar a vida é sinônimo de plantar, reciclar, reverter o efeito poluente de veículos e empresas , por isso, qualquer contribuição tecnológica que possa ser feita traz otimismo em relação ao futuro.