Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Proprietário da North Face doou quase toda a sua fortuna para salvar a Patagônia da mineração

Proprietário da North Face doou quase toda a sua fortuna para salvar a Patagônia da mineração
0Shares

Douglas Tompkins provou por experiência própria que fazer fortuna não é tudo na vida. O famoso dono da North Face reconheceu o excesso da indústria da moda que tanto o apaixonava e embarcou em uma carreira melhor: salvar a Patagônia.

Infelizmente , Tompkins descobriu o verdadeiro sentido da vida nos últimos anos de sua existência . E é que quando nos encontramos no final disso, é quando começamos a nos preocupar com a coisa mais importante e as coisas banais ficam em segundo plano.

Nascido em Ohio e com um início de trabalho modesto, este empresário encontrou uma maneira de desenvolver um negócio que lhe permitisse oferecer roupas adequadas para passear na neve ou escalar as montanhas. Aos 23 anos, já estava à frente em seu próprio negócio de roupas de inverno. Oferecendo, sacos de dormir, mochilas, equipamentos de camping e assim por diante.

Em meados da década de 1960, a marca North Face surgiu no mundo da moda, oferecendo todos os insumos adequados para explorar a natureza. No início, o objetivo de Doug não era fazer fortuna, mas oferecer as ferramentas necessárias para que as pessoas vivessem paisagens extremas.

De um hobby milionário a salvar a Patagônia

Com o passar dos anos e sua fortuna crescendo, Tompkins perdeu o interesse em vender roupas. Sua verdadeira paixão ainda estava em sua mente , então ele decidiu se tornar um ativista ambiental e aproveitar o planeta em todo o seu esplendor.

Nesse novo estilo de vida, Tompkins conheceu a Patagônia. Foi amor à primeira vista, pois este local de enormes geleiras e montanhas irregulares era tudo o que esse explorador sonhava.

Produto de projetos financiados pela North Face dedicados a proteger esta localização geográfica única e o resto do planeta. A Deep Ecology surge como alicerce deste milionário para a conservação dos recursos naturais. Organizações não governamentais como a Conservation Land Trust aparecem na mesma linha.

Um exemplo dos esforços ecológicos propositados do proprietário da North Face é a compra de 2.000 hectares de terras na América do Sul, que estão em conservação, longe da ação antrópica .

Tompkins estava ciente dos danos que as empresas estavam causando ao planeta, então ele usou os lucros da North Face para fazer investimentos naturais. Milhões de dólares foram doados para proteger o planeta, para que de alguma forma os danos coletivos fossem compensados.

“ Todos devemos ser ambientalistas, todos vivemos em um planeta que está em perigo. Os empresários também serão afetados pelas mudanças climáticas. Não é inteligente ganhar um euro quando estamos caindo no abismo” , disse Douglas Tompkins.

Tompkins perdeu a vida em 2015 enquanto navegava no Chile. No entanto, quatro anos depois, sua companheira de vida Kristine realizou o maior de seus sonhos: entregar 470.000 hectares de parques ao estado chileno . “Para cuidar deles, visitá-los, ter amor com eles!”, disse sua esposa na época. O legado deste empresário contribuiu para salvar a Patagônia e, embora não esteja fisicamente nesta terra, será muito difícil esquecer o que fez. Além disso , a North Face continua contribuindo para cuidar deste planeta.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *