Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Jovem transforma milhares de pontas de cigarro em móveis reciclados de longa duração

Jovem transforma milhares de pontas de cigarro em móveis reciclados de longa duração
0Shares

A TerraCycle é pioneira global em reciclagem . Seu interesse está naqueles elementos que aparentemente não podem ser reaproveitados. A ideia coleta o que pode ser considerado resíduo, para transformá-lo em matéria-prima.

Não há como negar a realidade de que estamos nos enchendo de lixo, e não apenas isso, mas muitas vezes não é usado adequadamente . Apesar dos inúmeros esforços para minimizar o impacto ambiental, o efeito parece ser imparável. Os níveis de consumo são cada vez maiores e, consequentemente, a quantidade de produtos descartados.

Os resíduos utilizados são geralmente diversos, podendo ser constituídos de embalagens até pontas de cigarro. Existem alguns artigos que podem ser considerados de baixo efeito, no entanto, não é o caso da sua composição, um exemplo disso são as tampas de algumas garrafas.

Regador feito com material reciclado.

No padrão oferecido pela TerraCycle, praticamente tudo é reciclável , exceto os processos de coleta e classificação que possuem um grau de dificuldade. Mesmo assim, isso é minimizado quando a comunidade coloca o lixo, seleciona e coloca nos locais designados para isso. Essa fundação é sustentada pelas doações feitas a cada quilo de lixo reciclado .

O processo em questão garante que sucata de jeans, aparelhos de fax descartados, luvas cirúrgicas, itens de metal como prata, cortiça e outros itens que ninguém imaginava que poderiam ser reciclados sejam usados ​​para uso útil. Quem sabia que pontas de cigarro poderiam ser reutilizadas? Bem, é disso que trata o novo modelo implementado pela TerraCycle.

Mesa feita com material reciclado.

Alguns projetos públicos considerados de alto nível, é o uso de latas de tinta spray para a fabricação de uma academia ao ar livre . Essas instalações foram as protagonistas das Olimpíadas de Londres em 2012. Outro projeto sustentável e de economia circular é um playground construído com garrafas de gel descartadas. 

Tom Szaky é o cérebro por trás desta iniciativa, e cujo objetivo é que o conceito de lixo ou lixo não exista. Ele recusou seu título e dedicou todos os seus esforços à reutilização de resíduos para um propósito útil.

Seus alimentos orgânicos começaram a fazer parte das prateleiras do Walmart e Home Depot , com uma embalagem bem interessante, recipientes de refrigerantes anteriormente reciclados. E não só isso, mas as bolsas também eram feitas de garrafas, uma ideia muito engenhosa.

Szaky está convencido de que: “O lixo não é uma ideia natural. Não existe na natureza de forma alguma . “

“Existe para duas coisas. A primeira coisa é o consumo, que é comprarmos muito mais do que precisamos e o que compramos não guardamos. O segundo são materiais complexos. Muito poucas coisas que tocamos em nossas vidas são feitas de coisas com as quais a natureza sabe o que fazer. Então, se você juntar essas duas coisas, você obtém o conceito muito moderno de desperdício.”

Mesa de pingue-pongue feita com material reciclado.

Szaky pensa que , se houver obstáculos ao esforço de reciclagem, eles são puramente financeiros . Por exemplo, o alumínio das latas vale mais do que o próprio processo de coleta e processamento. No entanto, não deve haver um material que não seja digno de ser reutilizado e reciclado anteriormente. 

Os primeiros que estabeleceram o modelo a seguir são os escritórios TerraCycle, pois em todos os seus acessórios e implementos a ação da reciclagem está presente em toda a sua expressão .

Playground para crianças feito com material reciclado.

O movimento liderado pela TeraCycle foi imitado por empresas como Nike, Adidas, Pentatonic ou Starbucks que têm campanhas para manter uma economia circular usando materiais para reciclagem.

“Estamos obcecados em tornar a economia circular uma realidade no consumo diário”, diz um porta-voz da Miniwiz, uma empresa asiática que fabrica óculos de sol com CDs velhos e cascas de arroz.

Pote feito com material reciclado.

“Vivemos para apoiar a adoção em massa de um sistema circular pelo qual todos os materiais que usamos são reutilizados, repetidamente, sem desperdício”, acrescentou o comunicado.

Essas idéias podem apresentar detratores. Diante desses argumentos, a ativista ecológica Beth Terry menciona: “Como se alguém precisasse de uma bolsa feita com embalagens de Clif Bar” . A realidade é que se a intenção é cumprir os acordos estabelecidos para mitigar a poluição ambiental, medidas econômicas circulares devem ser tomadas e políticas ecológicas devem ser estabelecidas.

Stephen Clark reconhece que as medidas de reciclagem têm limites. “Podemos coletar 10.000 quilos de pacotes de café usados, mas não há necessidade de milhares de estojos, então há uma incompatibilidade.”

Resta saber no futuro como serão os ajustes feitos pelas nações para cuidar do que resta do planeta. O melhor seria não produzir nada que polua, mas prevalecem os interesses comerciais em vez do bom senso.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *